TSE confirma: ex-prefeito Vando Torquato, que pede as bênçãos de Petecão, está inelegível

O ex-prefeito de Tarauacá, Vando Torquato, mesmo com diversos impedimentos na Justiça Eleitoral, afirma que é candidato a prefeito do município. No mês passado, ele se reuniu com o senador Sérgio Petecão, a quem pediu legenda.

Torquato esqueceu de combinar com a Lei Complementar 135/2010, mais conhecida como a Lei da Ficha Limpa. O TSE, em parecer datado da última sexta-feira, 7, refirma que ele está inelegível por improbidade administrativa.

Em novembro do ano passado, o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros Silva, do Ministério Público do Acre (MP/AC), protocolou um pedido incidental de indisponibilidade de bens, bem como a declaração de efeitos da condenação, com a consequente inelegibilidade, junto ao Tribunal de Justiça do Estado. O alvo da ação foi Torquato.

Com base no art. 16 da Lei nº 8.429/92, em conjunto com o art. 294 do Código de Processo Civil, o promotor fixou o valor em R$ 192.281,88. Além disso, solicitou a comunicação referente à penalidade para Maria Saionara Soares Damasceno, co-ré na ação.

Torquato governou Tarauacá de 2005 a 2010, quando perdeu o mandato por comprar sufrágio universal. Marilete Vitorino assumiu o posto na qualidade de vice-prefeita. O ex-prefeito e o seu grupo acusaram-na de ser uma das arquitetas da perda do cargo.

Portugal deve ter segundo turno de eleições pela primeira vez em 40 anos

A eleição presidencial de domingo (18) em Portugal quase certamente exigirá um segundo turno pela primeira vez em 40 anos, em meio ao crescente...

Tudo o que você precisa saber sobre as eleições presidenciais em Portugal

A população de Portugal vai eleger um novo presidente neste domingo (18), numa disputa que, segundo as pesquisas de opinião, permanece bastante equilibrada entre...

Mercosul-UE: Produtor de gorgonzola e parmesão terá de refazer embalagens

Em Gorgonzola, cidade dos arredores de Milão, no século IX, um queijeiro, distraído por uma paixão, esqueceu a coalhada durante uma noite. No dia...