terça-feira, maio 28, 2024
InícioDestaque 1VÍDEO: Pecuarista Sidney Zamorra é acusado de contratar "PM´s milicianos" do Acre...

VÍDEO: Pecuarista Sidney Zamorra é acusado de contratar “PM´s milicianos” do Acre para açoitar posseiros; Última vítima está grave

Publicado em

O pecuarista Sidney Zamorra é acusado de contratar policiais militares “milicianos” do Acre para intimidar e agredir posseiros em terras que ele reivindica, no Sul do Amazonas.  Um líder comunitário local faz um alerta gravíssimo sobre a pistolagem premeditada na região, citando Zamorra, dono da Fazenda Palotina, como responsável por um homicídio tentado ocorrido nesta quinta-feira contra um trabalhador da região. Imagens fortes revelam o estado crítico em que o homem ficou após receber a visita de militares (que seriam do BOPE). A vítima foi socorrida com golpes de terçado e levado por vizinhos aso hospital. Na gravação, o líder da comunidade mostra três cruzes fincadas no solo, sinalizando o que seria a sepultura de pessoas que resistem ficar nas terras (veja acima).

Na gravação mais abaixo, as imagens exclusivas do resgate da vítima.

A professora Rosana Nascimento, coordenadora geral da Federação das Cooperativas e Associações de Produtores Rurais do Acre e Sul do Amazonas (Faceasa), afirmou que o Incra está arrecadando as terras em questão após pressões de ONG e movimentos civis organizados.

“Acontece que o Zamorra tenta, na marra, se apossar se 42 mil hectares, muito além do que seria seu por direito, usando os serviços de militares para conseguir seus objetivos. Há ocorrências diversas de ameaças, intimidação, agressões aos posseiros, inclusive contra o líder comunitário local. Isso é um absurdo. Temos que parar esse homem. Ele responde a vários processos e já foi multado várias vezes por desmatar na região”, pontuou a sindicalista.

Vídeos divulgados pela Revista Cenariun Amazônia, de Manaus (AM), em dezembro do ano passado, mostram os ocupantes discutindo com os fazendeiros e afirmando que as terras pertencem à União, por Zamorra.

“O Sr. Sidnei S. Zamora, proprietário da Fazenda Palotina, adquiriu o imóvel em 1985, mediante análise da documentação e por escritura pública, pagando ao antigo proprietário o valor integralmente. Desde 1985, o proprietário exerce a posse mansa, pacífica e legítima do imóvel, exercendo atividade pecuária”, destacou um advogado do pecuarista à época.

O Ministério Público não se pronunciou ainda.

A reportagem aguarda um posicionamento do Comando da Polícia Militar do Acre.

Copiar

Últimas Notícias

Vídeo mostra momento em que homem invade residência para matar mulher e amigo dela, em Porto Velho

Câmeras de monitoramento registraram as tentativas de um homem de 29 anos em invadir a...

Vídeo: o aparato de guerra na chegada de “Luizinho do CV” ao Acre; Ministro boliviano liderou prisão

Luiz Gomes da Silva, o Luizinho do CV, foi deportado pelas autoridades bolivianas no...

X1 e X2: eleição e posse de diretoria é confirmada para 21 de abril

O Presidente da Comissão Pró-fundação da Federação Acreana de X1 E X2, convoca a...

Cantor Hangell Borges é preso na madrugada em boate, em Rio Branco

O cantor sertanejo Hangell Borges foi preso na madrugada deste sábado, 25, na boate...

Acre inicia campanha de vacinação contra paralisia infantil na próxima segunda-feira, 27

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), lançará...

Você não pode copiar o conteúdo desta página