O vídeo acima mostra a tentativa de homicídio contra famílias de posseiros da Fazenda Palotina, do pecuarista Sidney Sanches Zanorra, no Sul do Amazonas. A gravação foi feita por um posseiro, alvo de uma caçada dentro da mata por jagunços do fazendeiro, na última quinta-feira, quando famílias foram torturadas. Ele conseguiu fugir da mira dos criminosos que usavam pistolas e fuzis. Mesmo em fuga, o homem manteve a câmera do celular ligada.
O gerente da fazenda, conhecido por Lulas, é apontado como o líder das operações que indicam quais posseiros devem sofrer agressões e intimidações.
O topógrafo Bruno Alceu Tabuti estava lá, na última quinta-feira, e sofreu agressões graves. O grupo foi obrigado a permanecer cerca de 30 minutos de joelhos, cabeça baixada, enquanto era açoitado com prancha de terçado e chutes (coturno). Em entrevista exclusiva ao aoseringal, na manhã desta segunda-feira, ele revela que os jagunços do fazendeiro estavam equipados com uma antena Star Link e fizeram uma chamada de vídeo, num diálogo que seria com o dono das terras. Assista abaixo: