sexta-feira, julho 26, 2024

Top 5 desta semana

Notícias relacionadas

Vídeos: Iapen paga R$ 262 mil a empresa por corrida pedestre, mas todos refletores e luminárias da “segurança máxima” estão queimados

O presidente do Instituto de Administração penitenciária (Iapen Acre), Alexandre Nascimento, decidiu pagar R$ 260 mil a empresa para realização de três corridas pedestres em nome da polícia penal. O contrato (veja abaixo) foi publicado no Diário oficial. A corrida será em Rio Branco, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O evento não é justificado, tampouco tem data para ser realizada, mas haverá cobrança de taxa individual e o número de “atletas” também é limitado a 100 por município. A data de inscrição também não é informada.

Enquanto isso, a segurança no Presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves segue caótica, 8 meses após a rebelião mais sangrenta no Acre, com 5 mortos (decapitados e esquartejados) 14 transferidos para o Rio Grande do Norte.

Vídeos obtidos pela reportagem mostram a completa escuridão no presídio que tem superpopulação de detentos. Os refletores queimados estão posicionados para dentro e fora do grande terreno, mas sem luz o perigo de fugas deixa os policiais de plantão ainda mais alertados. A vegetação na parte interna também está alta, deixando a visão dos policiais ainda mais prejudicada.

“Só tem luz dentro dos pavilhões. Os plantonistas que ficam nas guaritas e em pontos estratégicos levam a sua própria lanterna de casa. Imagine se um preso ou um grupo de presos vierem rastejando dentro desse matagal todo e chegar ao muro de contenção. Ele certamente terá a fuga facilitada pela falta de iluminação. Há mais de três semanas as luminárias e refletores de todo o presídio estão queimadas numa total escuridão, isso dificulta a visibilidade dos policiais penais no período noturno onde a segurança fica fragilizada. A exemplo do que aconteceu no presídio federal, diariamente relatórios são feitos por policiais penais e nenhuma providência foi tomada”, declarou uma fonte há pouco.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página