segunda-feira, abril 22, 2024
InícioPolíticaAgro bolsonarista racha e busca aproximação com Lula

Agro bolsonarista racha e busca aproximação com Lula

Publicado em

O setor do agronegócio está dividido. Enquanto o grupo político que representa os produtores rurais que exportam quer distância do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), outra ala levantou bandeira branca. Há um movimento de aproximação em curso por congressistas ligados ao segmento de bioenergia, que inclui as usinas de etanol e biodiesel. Essas agroindústrias têm interesse em aprovar rapidamente, e sem alterações, o projeto de lei 528 de 2020, conhecido como Combustível do Futuro.

O texto, que já passou pela Câmara, cria um novo marco regulatório para os biocombustíveis, incluindo o aumento do percentual de mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no óleo diesel. receba alertas grátis do Poder360 quero receber por e-mail concordo com os termos da LGPD. quero receber no WhatsApp INSCREVA-SE quero receber no Telegram INSCREVA-SE São visíveis alguns movimentos dessa articulação. No churrasco que Lula fez em 21 de março na Granja do Torto com empresários do setor, houve forte participação de representantes da área bioenergética. O encontro foi coordenado pelo ministro Carlos Fávaro (Agricultura) para buscar aproximação com produtores e representantes da indústria

São visíveis alguns movimentos dessa articulação. No churrasco que Lula fez em 21 de março na Granja do Torto com empresários do setor, houve forte participação de representantes da área bioenergética.

O encontro foi coordenado pelo ministro Carlos Fávaro (Agricultura) para buscar aproximação com produtores e representantes da indústria ligada à agropecuária, que se aliou majoritariamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

A ideia é somar a força da FPBio (Frente Parlamentar do Biodiesel) com o governo para vencer a articulação do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, de fazer alterações no texto no Senado. O chefe da estatal quer que o diesel coprocessado com matéria-prima renovável pela empresa seja considerado no percentual de mistura de biodiesel.

Também chamado de diesel renovável ou diesel verde, o modelo vem sendo adotado pela Petrobras. Consiste em processar o diesel de forma conjunta com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja. No projeto, porém, o mandato do diesel verde seria separado do biodiesel, e de no máximo 3%…

O ápice da articulação foi um ato na Esplanada dos Ministérios realizado na 4ª feira (27.mar). Empresários ligados à FPBio levaram caminhões movidos 100% a biodiesel. O projeto em curso estabelece uma mistura de até 25%. Representantes do setor de petróleo questionam a eficiência do biocombustível nos motores.

Poder 360

Copiar

Últimas Notícias

Às 17 horas: “Farra na República Gourmet” neste domingo tem cerveja a R$ 0,99 e entrada liberada para mulheres

O Pagode já tradicional na República Gourmet tem novo horário. Começa logo mais à...

Jantar em Brasília: Gladson, Socorro Neri e Aberson reafirmam unidade do PP e tratam Alysson como “prefeiturável”

O governador Gladson Cameli, presidente estadual do PP, o secretário Aberson Carvalho (Educação), presidente...

9 mil motoristas do Acre estão com o exame toxicológico vencido e podem perder o direito de dirigir

Dados do próprio Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/AC) apontam que cerca de 9 mil...

Vem, Aedes aegypti: a água escassa, suja e parada na fonte que não funciona em frente à prefeitura de Rio Branco; VÍDEOS

Aquela mega reforma em tons de azul. Lembram? Desbotou. A Praça da Revolução parece ter sido preparada...

Calote no povo: as 1001 casas do Bocalom, que seriam entregues daqui a 24 dias, ficaram pra depois das eleições

A assessoria da Prefeitura de Rio Branco informou que as 1001 unidades habitacionais prometidas...

Você não pode copiar o conteúdo desta página