quarta-feira, abril 24, 2024
InícioPolíticaGoverno do Acre e empresários receberão ministros de Lula por comércio bilateral...

Governo do Acre e empresários receberão ministros de Lula por comércio bilateral Brasil-Peru-Bolívia

Publicado em

Para debater propostas sobre o corredor interoceânico, rota de exportação que liga o Acre ao Peru pela BR-317, governo do Estado, por meio dos titulares das secretarias de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão; Ciência, Tecnologia e Inovação (Seict), Assurbanípal Mesquita; e Comunicação (Secom), Nayara Lessa; reuniu-se com representantes do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre nesta terça-feira, 2, na sede da Seplan, em Rio Branco.

Os planos discutidos deverão ser apresentados à ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, e ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na terça-feira, 9, no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”, na capital acreana.

“Há mais de 20 anos, o empresariado acreano e o poder público vêm buscando fortalecer a rota bioceânica do comércio bilateral Brasil-Peru e Brasil-Bolívia, sempre em direção ao comércio asiático, sem nenhuma ação concreta. Então, desde 2023, com a criação do Subcomitê de Integração e Desenvolvimento Sul-Americano, o Acre foi inserido na pauta de discussão com o governo federal, por meio do Ministério do Planejamento e Orçamento [MPO]”, explicou Ricardo Brandão.

Ricardo Brandão: “Indicativo de soluções definitivas”. Foto: Neto Lucena/ Secom

“Vale ressaltar a união de esforços do Poder Executivo estadual, da classe empresarial e da Assembleia Legislativa. A visita dos ministros vai trazer para o povo acreano um indicativo de soluções definitivas, para que possamos manter a perspectiva do governador Gladson Cameli de gerar emprego para nossa população e desenvolvimento socioeconômico diferenciado”, complementou.

Secretário Assurbanípal Mesquita afirma que a vinda dos ministros celebra o trabalho conjunto para desenvolver corredor interoceânico. Foto: Neto Lucena/ Secom

Já o secretário Assurbanípal Mesquita afirma que a vinda dos ministros celebra o trabalho conjunto do poder público e setor privado para desenvolver o corredor interoceânico e para dinamizar e dar vazão maior ao fluxo comercial, “promovendo empregos e convidando nossos empreendedores a exportar e usar esse corredor e também trazer os negócios que estão em torno do estado, em Mato Grosso e Rondônia, para que também conheçam e utilizem a infraestrutura do estado, que está pronta”.

José Adriano Ribeiro é presidente da Fieac. Foto: Neto Lucena/ Secom

Representando a classe empresarial e o Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, o presidente da Federação da Indústria do Estado do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro, mencionou as demandas do setor produtivo que serão apresentadas aos ministros.

“É uma solicitação que setor produtivo vem fazendo ao governo do Estado, que o governo federal tome ciência das dificuldades, para potencializar o setor produtivo com a exportação dos nossos produtos. Saímos daqui com o compromisso de que o setor produtivo vai estar presente e o governo contribuindo com as nossas demandas”, frisou.

Os planos discutidos deverão ser apresentados aos ministros no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”. Foto: Neto Lucena/ Secom

Serviço

O encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”, com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, será realizado na próxima terça-feira, 9, no auditório do Centro Universitário do Norte (Uninorte), às 9h.

Da Secom

Copiar

Últimas Notícias

PF faz buscas na casa de suspeito por pedofilia, em Rio Branco

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a...

A frota fuleira do Bocalom: mais um pneu cai e causa gritaria em ônibus, nesta 4ª

O pneu de um ônibus que faz a linha do Calafate desprendeu do eixo...

Vídeo do deboche em Paris: operação contra jogos de azar apreende bens e bloqueia contas de mais 4 influencer´s do Acre

A influencer acreana Gleyna Natasha Silva debochou, debochou....até que foi acordada pela polícia, na...

Serviço Social do Hospital do Idoso proporciona reencontro de paciente separado da família há 30 anos

Morador de Acrelândia, interior do Acre, Gilberto Lima, de 76 anos, reencontrou a família,...

Deputada bolsonarista mandou e hacker executou invasão ao sistema do CNJ, diz PGR

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, denunciou a deputada federal Carla Zambeli (PL-SP) e...

Você não pode copiar o conteúdo desta página