Líder de Bocalom, que foi o vigésimo-nono em 2020, enfrenta a “chapa da morte” montada pelo prefeito e precisa de votação impossível

Há quem acredite que o prefeito Tião Bocalom tem obrigação de eleger o seu líder na câmara municipal, o vereador João Marcos Luz.

O parlamentar se indispôs com o próprio grupo aliado para fazer a defesa do indefensável e ainda sofreu desgastes insuperáveis na imprensa e nas redes sociais.

Como gratidão, Bocalom lhe colocou na “chapa da morte” e este cenário ficou claro após fechar a janela das filiações.

Luz é o predileto do chefe de gabinete do prefeito, Valtim José, que derramará “mundos e fundos para elegê-lo. Não bastasse o descrédito perante a população, Luz enfrenta rejeição dos próprios colegas de parlamento, por episódios em que foi acusado de chamar mulheres de ratas de alagação”.

Ele obteve 1.200 votos e ficou em vigésimo nono lugar nas eleições de 2020, pelo MDB, assumindo a vaga após a eleição do advogado Emerson Jarude para a Aleac. Vai disputar a vaga de vereador pelo PL (ele foi o primeiro a se filiar, na visita do ex-presidente Bolsonaro) com o Major Falcão (que chefiava a Defesa Civil e tem apreço de muitas famílias afetadas pela enchente); Sheyla Carvalho (empoderada pelo próprio prefeito após deixar a Secretaria de Saúde); Antônio Moraes (eleito com 2.933 votos); James do Lacen (2.052 votos); Raimundo Neném (presidente da câmara, eleito com 2.555 votos).

Os liberais estarão coligados com o União Brasil, que tem nomes de peso na composição: São eles Lene Petecão (1.789 votos); Rutênio Sá (eleito com 2.271 votos); Joaquim Florêncio (eleito com 2.411 votos); Joabe Lira (ex-secretário da Zeladoria) , Raimundo Castro (eleito com 1.268 votos); e Ismael Machado (eleito com 1.998 votos). Ainda correm por fora Anderson Nascimento, ex-presidente da Fundação Garibaldi Brasil) e Benício Dias (ex-superintendente da RBtrans, onde João Marcos Luz também foi diretor e dividirá votos).

Registre-se, ainda, a perda de uma aliada conceituada, a vice-prefeita Marfisa Galvão, mulher do senador Sérgio Petecão.

Tráfico e lavagem de dinheiro: operação prende 9 no Acre e mais 5 estados e bloqueia R$ 130 milhões

A Polícia Federal cumpriu nove mandados de prisão preventiva e 22 de busca e apreensão em seis estados, na manhã desta segunda-feira. Os alvos...

CNI: 70% veem carga tributária elevada como maior problema do Custo Brasil

Uma discussão antiga é sobre as dificuldades estruturais, burocráticas, econômicas e logísticas que prejudicam o ambiente de negócios no país. Ao “preço pago” por...

Fiéis esculpem bolo com rosto do papa Leão XIV para aniversário de 70 anos

Fiéis da antiga diocese do papa Leão XIV, na cidade de Chiclayo, no norte do Peru, comemoraram o 70º aniversário do pontífice no domingo...