quinta-feira, maio 23, 2024
IníciogeralVacina contra dengue deve ser administrada o quanto antes, orienta MS

Vacina contra dengue deve ser administrada o quanto antes, orienta MS

Publicado em

A vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 6 a 16 anos já está valendoem vários estados. A medida, tomada nesta quinta-feira (18), foi possível após o o Ministério da Saúde orientar que os estados e municípios ampliem a vacinação para pessoas até 59 anos.

O Governo do Acre já tinha ampliado a faixa etária de 6 a 20 anos e para pessoas com comorbidades de 21 a 59 anos no início desta semana.

A medida, tomada nesta quinta-feira (18), foi possível após o Ministério da Saúde orientar que os estados e municípios ampliem a vacinação para pessoas até 59 anos.

Outros cinco estados e o DF confirmaram a ampliação da faixa etária para a vacinação.

A TV Globo apurou que muitas das doses da vacina perderão a validade em 30 de abril, devido à baixa cobertura vacinal, que está em 30% no país.

Para receber a dose, é preciso comparecer a um dos locais de atendimento com identidade e a caderneta de vacinação.

Veja os estados onde a vacinação contra a dengue já foi ampliada

 

  • ✅ Acre: Governo estadual vai seguir orientação do Ministério da Saúde. Capital Rio Branco já tinha ampliado a faixa etária de 6 a 20 anos e para pessoas com comorbidades de 21 a 59 anos no início desta semana.
  • ✅ Amazonas: A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas recomendou aos municípios a ampliação da campanha, a partir da orientação do MS. A recomendação começa a valer a partir desta quinta-feira (18) para a faixa etária de 10 a 59 anos. Prefeitura da capital ainda não se manifestou.
  • ✅ Bahia: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia autoriza 54 municípios com doses a vencer em abril para ampliação da faixa etária, mas decisão fica com prefeitos. A capital do estado, Salvador, ainda estuda ampliação.
  • ❌ Ceará: Ministério da Saúde não enviou doses da vacina contra a dengue para o Ceará e não há previsão de chegada. O Ceará está com baixo índice da doença, conforma a Secretaria da Saúde do Estado.
  • ✅ Distrito Federal: A Secretaria de Saúde do Distrito Federal ampliou a vacinação contra a dengue para crianças e jovens de 16 anos.
  • ✅ Goiás: Governo estadual vai seguir a orientação do Ministério da Saúde.
  • ❌ Minas Gerais: A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não vai ampliar a vacinação. Pasta informa que as doses disponibilizadas aos municípios mineiros têm data de vencimento para 30 de junho. Dessa forma, está mantida a estratégia de vacinação para o público de 10 a 14 anos de idade.
  • ✅ Mato Grosso do Sul: Recomendação para municípios é manter faixa etária de 10 a 14 anos de idade. No entanto, se houver doses de vacina dengue com vencimento em 30 de abril, elas podem ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade, e pode ser ampliada de 4 a 59 anos conforme disponibilidade.
  • ❌ Pará: Não houve distribuição de vacinas no estado e sem previsão para recebimento de doses.
  • ❌ Paraná: A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná diz que não vai ampliar vacinação para outras faixas etárias porque não possui doses com vencimento até o final de abril, somente para 30 de junho e janeiro de 2025.
  • ❌ Pernambuco: A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) informou que o estado não recebeu nenhum lote da vacina contra a dengue com validade até 30 de abril deste ano e que, até o momento, os lotes recebidos em Pernambuco têm validade até janeiro de 2025.
  • ❌ Rio de Janeiro: A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informa que a recomendação do Ministério da Saúde é para os estados que receberam doses cuja validade está perto do vencimento. Não é o caso do estado do Rio de Janeiro. As vacinas para dengue recebidas pelo Rio têm validade até o final de junho e julho.
  • ✅ Rio Grande do Norte: Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte orienta que municípios sigam a recomendação do Ministério da Saúde.
  • ❌ Rio Grande do Sul: Nenhum município do Rio Grande do Sul recebeu vacinas contra a dengue até o momento, portanto não haverá ampliação da faixa etária. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não há uma previsão para isso ocorrer.
  •  Santa Catarina: Estado justifica que nota técnica do Ministério da Saúde é referente a doses com vencimento em 30 de abril de 2024, e que Santa Catarina não recebeu doses com essa validade, apenas doses que vencem em junho de 2024.
  • ✅ São Paulo: O estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde, mas apenas os municípios de Poá, Guararema, Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Santa Isabel têm doses a vencer até o dia 30 de abril — a capital São Paulo está fora da ampliação já que tem apenas 720 doses com vencimento até o dia 30 de abril.

 

A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo.

As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

O ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, público para os quais já estavam liberadas as doses desde o início de março. Apesar disso, a baixa adesão fez com que doses estocadas nos municípios se aproximassem da validade.

Copiar

Últimas Notícias

Receita Federal abre da consulta ao 1º lote da restituição de IR

A Receita Federal liberou às 10h desta 5ª feira (23.mai.2024) a consulta ao 1º...

Federação de X1 e X2: convocatória anuncia eleição e posse de diretores em 21 de junho

O Presidente da Comissão Pró-fundação da Federação Acreana de X1 E X2, convoca a...

Deputados e Secretaria da Mulher ouvem vítimas de assédio que envolve presidente do Iapen

A Secretaria de Comunicação informou que as supostas vítimas de assédio pelo presidente do...

Policiais penais reagem e sindicalista diz que representaria melhor a categoria como presidente do Iapen; Ouça a entrevista

Éden Azevedo, presidente do Sindicato dos Policiais Penais, disse há pouco (ouça acima) que...

Rio Branco terá colapso no abastecimento de água em 10 dias, diz vereador

O vereador Nogueira Lima comunicou que a população de Rio Branco tende a sofrer...

Você não pode copiar o conteúdo desta página