sábado, junho 22, 2024

Top 5 desta semana

Notícias relacionadas

Gladson deve mexer no 1º escalão; Grupo Bestene quer “cabeça” de Aberson (Educação), presidente do PP e fiel a Socorro Neri

Cadeiras vão balançar no primeiro e segundo escalões do Governo do Acre. Quem será “substituído”? A resposta é do governador, e somente ele sabe o que vai rolar já na próxima semana. Segunda-feira haverá reunião com todos eles.

O tinteiro azul está no lacre, o Diário Oficial passará a ser leitura obrigatória e a dúvida inquieta os gabinetes. A Casa Civil comentou muito discretamente que nem o chefão Jonathan Donadoni sabe o que vem por aí, tampouco o impacto da mexida na administração pública.

É fato que, com a definição do Progressistas por uma aliança com o prefeito Bocalom nas eleições deste ano, uma pergunta que não quer calar fica no ar: que rumo vai tomar o atual presidente da executiva municipal da sigla em Rio Branco, Aberson Carvalho (secretário de Educação)? Ele é fiel escudeiro de Socorro Neri, a quem acompanha desde que ela assumiu a Prefeitura de Rio Branco.

Aberson naquele momento abandonou o PSB e o então prefeito Marcus Alexandre para juramentar fidelidade partidária e política à hoje deputada federal.

Socorro deixou a Presidência do PP em Rio branco por divergir da decisão da maioria – leia-se família Bestene, que domina o partido há mais de três décadas.

Os Bestene encaminharam a composição com Bocalom, e não digerem Aberson no cargo deixado por Socorro. O secretário e presidente do PP na capital terá que se posicionar. Quem agiu como “procuradora” do ex-deputado e hoje presidente da Saneacre foi a matreira assessora de luxo Silvânia Pinheiro, em reunião fechada do PP, quando indagou “como ficaria o Aberson” e ainda chamou atenção do vereador N. Lima, afirmando que o capitão e ex-presidente da Câmara estaria “pautando a imprensa” por defender candidatura própria do PP.

Só há dois caminhos a Aberson, embora não restem dúvidas sobre a sua fidelidade ao governador, que o tem elogiado. O secretário manterá apoio político à madrinha Socorro – que segue sendo contra uma campanha ao lado de Bocalom, seu arquival político?

Carvalho vai ter que escolher quais passos dará dentro do PP -ou fora dele.

Aguardemos, pois, a reunião dos Progressistas neste sábado, às 10h, quando a legenda irá oficializar aliança com o PL.

E, claro, a reunião de secretários do governador Gladson Cameli na segunda-feira à tarde.

Você não pode copiar o conteúdo desta página