Gladson deve mexer no 1º escalão; Grupo Bestene quer “cabeça” de Aberson (Educação), presidente do PP e fiel a Socorro Neri

Cadeiras vão balançar no primeiro e segundo escalões do Governo do Acre. Quem será “substituído”? A resposta é do governador, e somente ele sabe o que vai rolar já na próxima semana. Segunda-feira haverá reunião com todos eles.

O tinteiro azul está no lacre, o Diário Oficial passará a ser leitura obrigatória e a dúvida inquieta os gabinetes. A Casa Civil comentou muito discretamente que nem o chefão Jonathan Donadoni sabe o que vem por aí, tampouco o impacto da mexida na administração pública.

É fato que, com a definição do Progressistas por uma aliança com o prefeito Bocalom nas eleições deste ano, uma pergunta que não quer calar fica no ar: que rumo vai tomar o atual presidente da executiva municipal da sigla em Rio Branco, Aberson Carvalho (secretário de Educação)? Ele é fiel escudeiro de Socorro Neri, a quem acompanha desde que ela assumiu a Prefeitura de Rio Branco.

Aberson naquele momento abandonou o PSB e o então prefeito Marcus Alexandre para juramentar fidelidade partidária e política à hoje deputada federal.

Socorro deixou a Presidência do PP em Rio branco por divergir da decisão da maioria – leia-se família Bestene, que domina o partido há mais de três décadas.

Os Bestene encaminharam a composição com Bocalom, e não digerem Aberson no cargo deixado por Socorro. O secretário e presidente do PP na capital terá que se posicionar. Quem agiu como “procuradora” do ex-deputado e hoje presidente da Saneacre foi a matreira assessora de luxo Silvânia Pinheiro, em reunião fechada do PP, quando indagou “como ficaria o Aberson” e ainda chamou atenção do vereador N. Lima, afirmando que o capitão e ex-presidente da Câmara estaria “pautando a imprensa” por defender candidatura própria do PP.

Só há dois caminhos a Aberson, embora não restem dúvidas sobre a sua fidelidade ao governador, que o tem elogiado. O secretário manterá apoio político à madrinha Socorro – que segue sendo contra uma campanha ao lado de Bocalom, seu arquival político?

Carvalho vai ter que escolher quais passos dará dentro do PP -ou fora dele.

Aguardemos, pois, a reunião dos Progressistas neste sábado, às 10h, quando a legenda irá oficializar aliança com o PL.

E, claro, a reunião de secretários do governador Gladson Cameli na segunda-feira à tarde.

PE: Greve do Metrô do Recife mantém paralisação total pelo 3º dia

A greve do Metrô do Recife chega ao terceiro dia, nesta quarta-feira (5), com todas as 37 estações do sistema fechadas e sem previsão...

Oswaldo de Oliveira x Ancelotti: treinador brasileiro fala sobre polêmica

A polêmica entre o treinador Oswaldo de Oliveira e o italiano Carlo Ancelotti rendeu explicações sobre brasileiro sobre a fala em que afirma não...

TCU deve votar regras de megaleilão em Santos no dia 18

Os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) devem analisar no plenário, em sessão extraordinária marcada para o dia 18 de novembro, o...