Pra abrir mão da vice de Bocalom, União Brasil dos Rueda aumenta chantagem e agora exige a Secretaria de Saúde

O cardiologista Fábio de Rueda e seu irmão, Antônio de Rueda, presidente nacional do União Brasil, aumentaram o nível de chantagem ao governador Gladson Cameli (PP). Agora eles exigem a Secretaria de Saúde (Sesacre) como condição para abrir mão da vaga de vice, dando ao Progressistas o direito de indicar Alysson Bestene na chapa encabeçada pelo prefeito Tião Bocalom, candidato à reeleição.

Os irmãos, tidos e havidos como pistoleiros na política nacional, usam o entorno do governador para chegar ao chefe do executivo o que é explicitamente uma tentativa de usurpar o serviço público e o maior orçamento do Estado do Acre (a saúde pública). “A lingua ou o beiço”, é o que Fábio teria afirmado a dirigentes do PP com ressonância direta e imediata na Casa Civil.  A trama tem aval do próprio prefeito e de seu mentor de campanha, o senador Márcio Bittar.

Fábio e Antônio teriam desistido da Secretaria de Ação Social, que tem a vice-governadora Mailza Assis como protagonista de programas e projetos que têm dado respostas positivas a famílias pobres. Pegou muito mal a investida dos Rueda para inviabilizar Mailza, virtual candidata a governadora em 2026, além de a proposta ser vista como inaceitável por, possivelmente, causar mal estar entre o governador e sua vice. O União Brasil, no entanto, mantém a Representação do Acre em Brasília, transformada em secretaria, como um dos alvos de sua cobiça.

A reportagem apurou que alguns políticos influentes que ajudam na governabilidade não aceitam que a Sesacre passe às mãos dos irmãos Rueda, que são naturais do Estado do Pernambuco e quase nada contribuem para o progresso do Acre.

Ceder ás pressões nesse nível de descaramento por parte do UB é um risco enorme à credibilidade do governador. Ele terá o seu tempo para se decidir, e esperamos que o bom senso prevaleça, afinal a Saúde, entendemos, não pode ser tratada como balcão de negócios, sendo repassa às mãos de pessoas que nada fizeram para melhorar a qualidade de vidas pessoas. Gladson foi um monstro na pandemia, está sendo cirúrgico no combate á dengue e tem a gratidão dos servidores públicos. Ele não é doido para aceitar isso”, opinou reservadamente um parlamentar.

Rafaella, irmã de Neymar, chora muito ao conhecer a sobrinha Mel

Neste final de semana, Neymar aumentou a família com a chegada de Mel, sua segunda filha com Bruna Biancardi. Eles já são pais de...

Lexa chora no Domingo Legal após recado de Padre Marcelo Rossi

Lexa participou do Domingo Legal neste fim de semana e viveu um momento delicado durante o programa. Em um dos quadros da atração, a...

Bianca, irmã de Bruna Biancardi, se declara à Mel: “Vamos te encher de amor”

Irmã de Bruna Biancardi e tia de Mavie, Bianca Biancardi celebrou a chegada da pequena Mel, que veio ao mundo no último sábado (5/7),...