Jenilson perde espaço e vice prefeita Marfisa Galvão, mulher de Petecão, é a mais cotada para vice de Marcus Alexandre

O ex-deputado Jenilson Leite (PSB) seria vice do engenheiro Marcus Alexandre (MDB) na corrida pela Prefeitura de Rio Branco se dependesse de sua vontade pessoal – e do presidente da legenda, o ex-vice governador César Messias.

Messias, aliás, embora sumido do cenário político, articula esta composição pessoalmente. Mas ele encontra resistência interna pelo perfil esquerdista do Jenilson. Mas agrada, em termos, que o ex-deputado tenha sido bem votado na eleição majoritária para senador, em 2022. Ele obteve 65.5 mil votos.

Olhando as opções sobre a mesa, a coordenação política da campanha vê a atual vice-prefeita Marfisa Galvão o nome mais cotado.

As vantagens de Marfisa:

1- Sempre atuou no campo da direita

2 – É mulher

3 – Motivaria Petecão, seu marido, a correr atrás de recursos para incrementar a candidatura em Rio Branco, uma vez que o MDB não teria capital financeira suficiente para bancar candidaturas também bem avaliadas em Cruzeiro do Sul e Brasiléia.

4 – Marfisa foi reprimida, hostilizada e massacrada pelo prefeito Bocalom. Teve sua equipe exonerada, sem ser consultada, e seus projetos de assistência social podados, destruídos, após o senador, seu marido, romper com o prefeito.

5 – Marfisa faria declarações devastadoras sobre o autoritarismo de Bocalom e a forma com que o prefeito trata sua gestão;

7 -Tem perfil discreto e ajudará a quebrar o discurso de que Marcus Alexandre é de esquerda.

Sendo Marfisa vice, Bocalom não teria argumentos para atacar candidatura de direita, já que o vice dele também vem de ideologia semelhante.

“Decisão difícil, mas ela será tomada aos 45 minutos do segundo tempo”, disse João Correia, economista, ex-deputado estadual e uma das vozes mais respeitadas no MDB. O partido não cita nomes, mas tem ao menos duas opções, e Marfisa é a principal.

Marcus, por sua vez, sabe que os opositores irão explorar sua condição de ex-petista, na intenção de que, em ambiente relativamente bolsonarista, isso possa agregar algum valor político eleitoral ao adversário direto, o prefeito Tião Bocalom. A maldade típica em campanhas eleitorais, lançada em redes sociais para atingir honra, família, injuriar e difamar, se somarão às fake news que os adversários pretendem disparar contra o candidato que lidera as pesquisas e pode até ser eleito em primeiro turno.

Refletir, medir prós e contras, tomar a decisão acertada. Eis o desafio….

Waack: Ibama autoriza Lula a furar discurso ambientalista

Para surpresa de ninguém, a não ser de ambientalistas (ainda) encantados com o governo Lula, a Petrobras recebeu do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio...

Gkay usa sapatilha de bailarina com salto de quase R$ 7 mil na SPFW

A influenciadora Gkay, 32, chamou atenção durante desfile na São Paulo Fashion Week (SPFW), nesta segunda-feira (20), ao usar uma sapatilha de bailarina com...

Israel identifica corpo de 13º refém entregue pelo Hamas

Peritos forenses israelenses identificaram os restos mortais de um refém israelense morto, entregue nesta segunda-feira (20), como sendo do sargento-mor Tal Haimi, informou o...