Quem é a deputada do esquadrão bolsonarista cassada por pagar hamonização facial com dinheiro público

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá cassou, na noite desta quarta-feira 19, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL), após recusar a prestação de contas da campanha da parlamentar em 2022. O caso ainda deve ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ela foi denunciada pelo MP Eleitoral por usar R$ 9 mil do fundo eleitoral para fazer harmonização facial num consultório odontológico de Macapá (AP).

A denúncia diz que a então candidata transferiu dinheiro da conta da campanha para a conta pessoal de sua coordenadora de campanha. A própria coordenadora procurou o MP para fazer a denúncia.

Waiãpi é um indígena do Amapá e fazia parte do esquadrão bolsonarista, eleita na rabeira da popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A parlamentar ganhou destaque pela mistura improvável de características.

Além de indígena, ela já esteve em situação de rua, foi mãe adolescente, é poetisa e já atuou em produções da TV Globo.

A carreira artística, no entanto, foi interrompida por uma incursão no mundo do esporte. Após ser agredida por um homem no Rio de Janeiro Silvia passou a correr para evitar outras situações violentas. Ela começou a participar de competições e virou atleta no clube Vasco da Gama.

Carta Capital

Beber álcool em excesso aumenta risco de AVC precoce, diz estudo

Pessoas que consomem quantidades grandes de álcool por semana têm risco 57% maior de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) e encarar consequências mais...

Anvisa proíbe venda de adoçante com ingrediente não autorizado

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização de um adoçante que contém um ingrediente não autorizado no país. A decisão foi publicada...

Confira a tabela do Palmeiras na Copinha 2026

O Palmeiras já sabe quem são seus adversários na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026, e aparece no Grupo...