Quem é a deputada do esquadrão bolsonarista cassada por pagar hamonização facial com dinheiro público

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá cassou, na noite desta quarta-feira 19, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL), após recusar a prestação de contas da campanha da parlamentar em 2022. O caso ainda deve ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ela foi denunciada pelo MP Eleitoral por usar R$ 9 mil do fundo eleitoral para fazer harmonização facial num consultório odontológico de Macapá (AP).

A denúncia diz que a então candidata transferiu dinheiro da conta da campanha para a conta pessoal de sua coordenadora de campanha. A própria coordenadora procurou o MP para fazer a denúncia.

Waiãpi é um indígena do Amapá e fazia parte do esquadrão bolsonarista, eleita na rabeira da popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A parlamentar ganhou destaque pela mistura improvável de características.

Além de indígena, ela já esteve em situação de rua, foi mãe adolescente, é poetisa e já atuou em produções da TV Globo.

A carreira artística, no entanto, foi interrompida por uma incursão no mundo do esporte. Após ser agredida por um homem no Rio de Janeiro Silvia passou a correr para evitar outras situações violentas. Ela começou a participar de competições e virou atleta no clube Vasco da Gama.

Carta Capital

Método da USP prevê risco de deslizamentos de terra com mais precisão

Um método relativamente simples de análise estatística é capaz de prever com mais precisão o risco de deslizamentos de terra causados por chuva intensa,...

Emilio Dantas revela o que o fez aceitar papel controverso de Doca Street

Dono de papéis masculinos controversos na ficção, o ator Emilio Dantas, 43, dá vida agora à uma figura que realmente existiu na vida real....

Fed corta juros dos EUA e leva taxa para intervalo de 3,5% a 3,75%

O Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) cortou a taxa de juros dos Estados Unidos em 25 pontos-base nesta quarta-feira (10), levando ao intervalo...