domingo, junho 23, 2024

Top 5 desta semana

Notícias relacionadas

Secretário de Saúde esclarece procedimento a criança de 10 anos; Quadro de AVC não foi confirmado

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, vem a público esclarecer informações sobre a real situação de saúde da adolescente J.A.P.S., de 10 anos, que supostamente estaria com quadro de AVC, o que não se constatou em exames médicos e laboratoriais até o presente.

Tais exames, realizados no Pronto-Socorro de Rio Branco, inclusive tomografia, demonstram que a adolescente apresenta um quadro clínico estável e, após avaliação por especialista em neurologia, recebeu alta.

Informa ainda que, sobre o atendimento prestado à família pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), este foi feito seguindo protocolos designados pelo Ministério da Saúde, que fazem triagem por meio do serviço médico de critérios de gravidade.

No atendimento feito pelos médicos do Samu não foram identificados, naquele momento, que a paciente J.A.P.S. apresentasse critério para que houvesse uma necessidade de remoção usando a ambulância.

Diante disso, a orientação à família foi para que esta procurasse uma unidade de pronto atendimento mais próxima, o que foi feito.

No Pronto-Socorro de Rio Branco, J.A.P.S. foi recebida pela equipe médica de plantão, avaliada de imediato e não foram constatadas, por meio de tomografia e exames clínicos, alterações motoras, descartando-se, portanto, um eventual quadro de AVC. Também foi descartado o risco de meningite.

A Secretaria de Saúde reafirma seu compromisso com o bom atendimento a todos os pacientes em suas unidades e também junto ao Samu, que, como foi dito, segue protocolos do Ministério da Saúde para casos de emergência.

Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon
Secretário de Estado de Saúde do Acre

Você não pode copiar o conteúdo desta página