Bocalom e Alysson não poderão inaugurar obras e contratar pessoal; Lei também proíbe publicidade estatal

Os gestores municipais que disputarão a reeleição neste ano estarão proibidos de comparecer em inaugurações de obras públicas a partir do próximo sábado (6). A data também marca o limite de muitas outras restrições, conforme a seguir:

Nomeação de servidores

A partir do próximo sábado (6), três meses antes do pleito, os agentes públicos não podem nomear, contratar e demitir por justa causa servidores públicos. A lei abre exceção para nomeação e exoneração de pessoas que exercem função comissionada e a contratação de natureza emergencial para garantir o funcionamento de serviços públicos essenciais.

Concursos

A nomeação de servidores só pode ocorrer se o resultado do concurso foi homologado até 6 de julho.

Verbas

Os agentes públicos também estão proibidos de fazer transferência voluntária de recursos do governo federal aos estados e municípios. O dinheiro só pode ser enviado para obras que já estão em andamento ou para atender situações de calamidade pública.

Publicidade estatal

A autorização para realização de publicidade institucional de programas de governo também está proibida. Pronunciamentos oficiais em cadeia de rádio e televisão e a divulgação de nomes de candidatos em sites oficiais também estão vedados e só podem ocorrer com autorização da Justiça Eleitoral.

20 de julho

Convenções – A partir do dia 20 de julho, os partidos políticos e as federações poderão escolher seus candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo para realização das convenções termina em 5 de agosto.

Gastos de campanha – Na mesma data, o TSE divulgará o limite de gastos de campanha para os cargos que estarão em disputa.

Direito de resposta – Também começa a valer a possiblidade de candidatos e partidos pedirem direito de resposta contra reportagens, comentários e postagens que considerarem ofensivas na imprensa e nas redes sociais.

Trump diz que considera comprar mais carne da Argentina

O presidente Donald Trump minimizou as críticas de que o resgate, isto é, a injeção de capital para resgatar um governo, de US$ 20...

Após semana com assalto e hospital, Gracyanne desabafa: “Igual um furacão”

A modelo e dançarina Gracyanne Barbosa, 42, passou por uma semana agitada em meados de outubro, e brincou nas redes sociais respondendo seguidores que...

Gaby Spanic fora de “A Fazenda”? Atriz dá tapa na cara de Tamires

A atriz venezuelana Gaby Spanic, 51, pediu para sair do reality show “A Fazenda” na noite deste domingo (19), logo após dar um tapa...