Maternidade Marieta Messias: Gladson, Pascoal e CEF autorizam nova etapa da obra de R$ 130 milhões

Nesta quinta-feira o governador Gladson Cameli assinou o pontapé inicial para mais uma etapa importante da Maternidade Marieta Messias Cameli. Assinaram o documento o gerente da Caixa Econômica no Acre, Rafael Forseleni, e o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. O deputado estadual Adailton Cruz também assinou o termo como testemunha.

O governador Gladson Cameli lembrou que atualmente a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, funciona em um prédio tombado como patrimônio público, o que impede obras e modificações. Para ele, a nova unidade para atender o público infanto-juvenil é uma de suas grandes obras.

“Com a nova maternidade teremos uma ampliação da oferta de leitos e a transferência do corpo técnico. Isso representará um grande avanço na qualidade de serviços oferecidos à nossa população. É mais um motivo de celebração que significa na prática mais instrumentos para vencermos essa batalha da saúde pública no Acre. Quero cumprir com meu plano de governo e colocar o Estado mais próximo das pessoas. Honrem esse momento, se dediquem ao máximo, para que a Saúde não perca seu protagonismo. Temos que lapidar o estado, cuidar desse diamante. É o dia a dia que vai fazer termos um atendimento de excelência”, pontuou.

No total, cinco fases da obra devem ser entregues, contemplando diferentes setores de atendimento da nova maternidade. Das cinco, a segunda etapa já foi licitada, teve o vencedor homologado e as obras devem começar ainda em 2024.

Com todas as fases prontas, a nova maternidade contará com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal; 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI); e 15 leitos de UCI canguru. A unidade ainda terá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, para atender gestantes de alto risco.

Após a assinatura do termo de compromisso, o gerente da Caixa Econômica no Acre, Rafael Forseleni, destacou a contribuição da instituição bancária para os avanços no estado e parabenizou o governador Gladson Cameli pela gestão.

“A preocupação do governo do Estado vai além da contratação, mas também é voltada para a estrutura. Esses contratos somam mais de R$ 130 milhões somente para a nova maternidade. Temos uma parceria forte e quero parabenizar a todos pela posse, porque uma carreira brilhante espera por vocês no futuro.”

Representante da Saúde na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Adailton Cruz, destacou que a data era de comemoração dos servidores e também da pasta. Destacou a parceria entre as instituições e completou: “Quero agradecer ao governador e ao Dr. Pedro porque estou vendo como estão se esforçando para que momentos como esse sejam corriqueiros.”

Da Secom

Fernanda Paes Leme relata susto com Pilar no hospital

Fernanda Paes Leme mostrou aos seus seguidores um susto que levou com a sua filha, a pequena Pilar, de 8 meses de vida. Ela...

Preta Gil está conversando, acordada, mas não tem previsão de alta

O estado de saúde de Preta Gil foi atualizado nesta segunda-feira (23) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A cantora passou por uma cirurgia...

Fernanda Paes Leme revela que filha de 8 meses passou por uma virose

A atriz Fernanda Paes Leme levou um susto nas últimas horas. A filha de 8 meses, Pilar, está enfrentando uma virose, mas já está...