sexta-feira, julho 19, 2024

Top 5 desta semana

Notícias relacionadas

Maternidade Marieta Messias: Gladson, Pascoal e CEF autorizam nova etapa da obra de R$ 130 milhões

Nesta quinta-feira o governador Gladson Cameli assinou o pontapé inicial para mais uma etapa importante da Maternidade Marieta Messias Cameli. Assinaram o documento o gerente da Caixa Econômica no Acre, Rafael Forseleni, e o secretário de Saúde, Pedro Pascoal. O deputado estadual Adailton Cruz também assinou o termo como testemunha.

O governador Gladson Cameli lembrou que atualmente a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, funciona em um prédio tombado como patrimônio público, o que impede obras e modificações. Para ele, a nova unidade para atender o público infanto-juvenil é uma de suas grandes obras.

“Com a nova maternidade teremos uma ampliação da oferta de leitos e a transferência do corpo técnico. Isso representará um grande avanço na qualidade de serviços oferecidos à nossa população. É mais um motivo de celebração que significa na prática mais instrumentos para vencermos essa batalha da saúde pública no Acre. Quero cumprir com meu plano de governo e colocar o Estado mais próximo das pessoas. Honrem esse momento, se dediquem ao máximo, para que a Saúde não perca seu protagonismo. Temos que lapidar o estado, cuidar desse diamante. É o dia a dia que vai fazer termos um atendimento de excelência”, pontuou.

No total, cinco fases da obra devem ser entregues, contemplando diferentes setores de atendimento da nova maternidade. Das cinco, a segunda etapa já foi licitada, teve o vencedor homologado e as obras devem começar ainda em 2024.

Com todas as fases prontas, a nova maternidade contará com 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal; 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI); e 15 leitos de UCI canguru. A unidade ainda terá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, para atender gestantes de alto risco.

Após a assinatura do termo de compromisso, o gerente da Caixa Econômica no Acre, Rafael Forseleni, destacou a contribuição da instituição bancária para os avanços no estado e parabenizou o governador Gladson Cameli pela gestão.

“A preocupação do governo do Estado vai além da contratação, mas também é voltada para a estrutura. Esses contratos somam mais de R$ 130 milhões somente para a nova maternidade. Temos uma parceria forte e quero parabenizar a todos pela posse, porque uma carreira brilhante espera por vocês no futuro.”

Representante da Saúde na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Adailton Cruz, destacou que a data era de comemoração dos servidores e também da pasta. Destacou a parceria entre as instituições e completou: “Quero agradecer ao governador e ao Dr. Pedro porque estou vendo como estão se esforçando para que momentos como esse sejam corriqueiros.”

Da Secom

Você não pode copiar o conteúdo desta página