Na noite do último sábado, Glaiça Shaninawa saiu de sua aldeia Morada Nova, em frente ao porto da cidade de Feijó, e atravessou o Rio Envira para fazer história na região. Ela é a primeira índia a concorrer em concurso de beleza feminina em sua cidade Natal. E foi eleita a Garota Acaí 2024.
Ela disputou o título com outras nove candidatas, todas de origem branca, sem se importar com a barulhenta torcida organizada das demais concorrentes,.
Glaiça subiu ao palco e desfilou em trajes de praia e social para uma plateia de mais de 20 mil pessoas.
A desenvoltura na passarela da jovem indígena de apenas 19 anos surpreendeu o júri, arrancando quatro notas dez e uma nota nove nos requisitos, beleza, postura e simpatia.
Glaiça Shaninawa nunca tinha desfilado antes e, logo após vencer o concurso, declarou à reportagem de OSeringal que no início não estava tão confiante e só decidiu participar para contrapor paradigmas socias imposto ao seu povo.
“Eu não vim com a confiança de que ficaria, pelo menos, entre as três finalistas”, disse. “Minha intenção, de fato, era mostrar para as mulheres indígenas, e são muitas aqui em Feijó, que elas não devem ter vergonha de suas origens e não podemos ficar esperando sermos reconhecidas socialmente, mas sim nos empoderarmos para aquilo que queremos ou desejamos”., disse a nova garota acaí 2024 da cidade de Feijó, no interior do Acre.
Veja vídeos do desfile e recebimento de faixa de Glaiça Shaninawa