Reitora da Ufac presta solidariedade a segurança flagrado agredindo aluno; Professores reagem

A comunidade acadêmica e professores da Ufac travam embate violento contra a reitora Guida Aquino após um  aluno ser esmurrado pelo chefe de segurança da Ufac. Um vídeo mostra o momento da agressão, que está pautando as redes sociais com declarações controversas da reitora Guida Aquino, criticada por defender o suposto agressor. A confusão, gravada, pode ser vista logo abaixo.

A reitora Guida Aquino, em nota, tentou desclassificar o que está claro nas imagens. Afirmou não ter havido agressão, e prestou solidariedade ao segurança que aparece soqueando o aluno.

“A ação da segurança foi necessária após a invasão de um prédio público, onde alunos arrombaram a porta, causando danos ao patrimônio público. Durante a ocorrência, o chefe da segurança da Ufac foi desrespeitado e desacatado pelos alunos presentes”, escreveu a reitora, que continuou: “Esclarecemos que a invasão, o dano ao patrimônio público e o desacato a um servidor público são atos graves e não serão tolerados”.

A Associação dos Docentes da Ufac. (Adufac), também em nota, repudiou a postura da reitora. E foi além:  “trata-se de um conjunto de ações nocivas ao ambiente acadêmico que vêm sendo perpetuadas por setores da administração universitária – com o conivente e cúmplice silêncio da reitoria”.

A nota da Adufac assinada pelo professor Gerson Albuquerque segue:

“Temos conhecimento de que tem sido comum a tentativa de interditar a entrada de estudantes no espaço do C.A. de História, inclusive, com a absurda troca de fechaduras durante a madrugada, além da presença de seguranças terceirizados e mesmo de determinados servidores dos quadros da Ufac, fazendo pressão psicológica na tentativa de intimidar as estudantes e os estudantes que ocuparam e transformaram o prédio abandonado em um espaço para o exercício da reflexão política, do debate crítico de ideias, do fazer cultural e do encaminhamento das lutas estudantis nesta instituição. Esse tipo de atitude – covarde e truculenta – é algo absolutamente inaceitável e reflete uma visão autoritária e absolutamente contrária aos princípios que regem o Estatuto dessa Instituição Federal de Ensino (IFE)”.

A professora Letícia Mamed, também do corpo diretor da Adufac, viu covardia no gesto do segurança e reagiu indignada á nota da reitora.

“O vídeo amplamente divulgado nas plataformas sociais é claro quanto a agressão física sofrida pelo estudante. Entendo que a Administração Superior deseje se posicionar, mas emplacar uma narrativa idílica perante a comunidade acadêmica mostra a sua inabilidade, novamente, para lidar com a realidade. Sejamos honestos quanto aos fatos: um aluno foi covardemente agredido! 

A comunidade acadêmica e docentes pedirão, ao longo da semana, uma investigação isenta, com entrada da polícia no caso.

 

Ana Maria Braga provoca Luciano Huck após “mico” dançando na TV

Ana Maria Braga resolveu dar uma provocada em Luciano Huck, nesta segunda-feira (27/10), durante o Mais Você. A apresentadora comentou sobre a dança que...

Acidente de ônibus deixa 16 torcedores do Flamengo feridos. Veja vídeo

Um ônibus que transportava torcedores do Flamengo capotou em Volta Redonda nesta segunda-feira (27/10). O grupo embarcou durante a manhã e tinham a Argentina...

Torcida do Palmeiras pede treino aberto antes de jogo na Libertadores

O Palmeiras tem uma semana decisiva na Libertadores. Pela semifinal da competição internacional, o Alviverde enfrenta a LDU na quinta-feira (30/10), no Allianz Parque,...