Socorro Neri: “Reduzir o metano é crucial para cumprimento dos compromissos que o Brasil assumiu no Acordo de Paris”

Nesta segunda-feira (26), a deputada federal Socorro Neri organizou uma audiência pública no Congresso Nacional para discutir a importância de reduzir as emissões de metano no Brasil, um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global. O evento reuniu especialistas dos Ministérios de Meio Ambiente e Mudança do Clima; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Servições; Ciência, Tecnologia e Inovação; e do setor privado.

A deputada e presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) abriu a audiência destacando o cenário preocupante das emissões de metano no Brasil. “Reduzir o metano é crucial para cumprimento dos compromissos que o Brasil assumiu no Acordo de Paris”, afirmou a parlamentar, lembrando que o país é o quinto maior emissor desse gás no mundo, com um aumento de 51% nas emissões entre 1990 e 2019.

“No Brasil, aproximadamente 90% das emissões de metano provêm dos setores de agropecuária e de resíduos sólidos urbanos depositados em aterros sanitários”, reforçando a necessidade de adotar políticas eficazes para mudar essa realidade.

Socorro Neri também chamou a atenção para o impacto do metano no aquecimento global, explicando durante o debate que “o metano tem um impacto climático imediato devido ao seu tempo de vida curto na atmosfera, cerca de 12 anos. Dado o seu forte poder de aquecimento e curto ciclo de vida, reduzir as emissões de metano oferece resultados promissores para limitar o aumento da temperatura no curto prazo.”

Ainda durante a discussão, a deputada mencionou diversos projetos de lei que estão em tramitação no Congresso Nacional, como o PL 2148/2015, que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), e o PL 327/2021, que trata do Programa de Aceleração da Transição Energética. Esses projetos, segundo ela, são “peças-chave para a construção de um Brasil mais sustentável e alinhado com as melhores práticas internacionais.”

A audiência foi um espaço para especialistas apresentarem soluções que permitam ao Brasil liderar a redução das emissões de metano. Socorro Neri, que é comprometida com a causa ambiental, garantiu que está “atenta às contribuições que serão apresentadas e comprometida em fazer o possível para que o tema avance no Congresso Nacional.”

Da assessoria

Modric elege brasileiro entre seus cinco jogadores favoritos

Craque croata de 40 anos, Luka Modric, atualmente no Milan, participou de uma entrevista com um influenciador espanhol. Durante a interação, o meio-campista elegeu...

Torcida detona convocação de Fabrício Bruno após falhas; confira

O zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, foi novamente convocado para defender a Seleção Brasileira. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3/11), pelo técnico Carlo...

Cristiano Ronaldo ignora comparações e afirma ser melhor que Messi

Alerta de polêmica no mundo do futebol. Em entrevista ao jornalista Piers Morgan, que será divulgada nesta terça-feira (4/11) às 11h (de Brasília), Cristiano...