Nesta segunda-feira (26), a deputada federal Socorro Neri organizou uma audiência pública no Congresso Nacional para discutir a importância de reduzir as emissões de metano no Brasil, um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global. O evento reuniu especialistas dos Ministérios de Meio Ambiente e Mudança do Clima; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Servições; Ciência, Tecnologia e Inovação; e do setor privado.
A deputada e presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) abriu a audiência destacando o cenário preocupante das emissões de metano no Brasil. “Reduzir o metano é crucial para cumprimento dos compromissos que o Brasil assumiu no Acordo de Paris”, afirmou a parlamentar, lembrando que o país é o quinto maior emissor desse gás no mundo, com um aumento de 51% nas emissões entre 1990 e 2019.
“No Brasil, aproximadamente 90% das emissões de metano provêm dos setores de agropecuária e de resíduos sólidos urbanos depositados em aterros sanitários”, reforçando a necessidade de adotar políticas eficazes para mudar essa realidade.
Socorro Neri também chamou a atenção para o impacto do metano no aquecimento global, explicando durante o debate que “o metano tem um impacto climático imediato devido ao seu tempo de vida curto na atmosfera, cerca de 12 anos. Dado o seu forte poder de aquecimento e curto ciclo de vida, reduzir as emissões de metano oferece resultados promissores para limitar o aumento da temperatura no curto prazo.”
Ainda durante a discussão, a deputada mencionou diversos projetos de lei que estão em tramitação no Congresso Nacional, como o PL 2148/2015, que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), e o PL 327/2021, que trata do Programa de Aceleração da Transição Energética. Esses projetos, segundo ela, são “peças-chave para a construção de um Brasil mais sustentável e alinhado com as melhores práticas internacionais.”
A audiência foi um espaço para especialistas apresentarem soluções que permitam ao Brasil liderar a redução das emissões de metano. Socorro Neri, que é comprometida com a causa ambiental, garantiu que está “atenta às contribuições que serão apresentadas e comprometida em fazer o possível para que o tema avance no Congresso Nacional.”
Da assessoria