Empresários e políticos peruanos e chineses reforçam parceria comercial em visita à Expoacre

As inúmeras agendas cumpridas pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, em eventos no Peru, Brasília e outras regiões para debater o comércio bilateral entre o Acre e o país vizinho tem surtido efeitos.

Somente nesta semana, três prefeitos peruanos, empresários e responsáveis pela construção do Porto de Chancay, no Peru, estiveram no Acre para acertar detalhes da parceria comercial entre Acre, Peru e China. Além disso, graças ao intercâmbio liderado pelo governo do Acre e o Legislativo acreano empresários peruanos estão expondo seus produtos na maior feira do estado, a Expoacre.

No domingo (1), Gonzaga visitou a Expoacre e acompanhou de perto a procura dos empresários peruanos em expor produtos na feira e conhecer mais sobre a produção acreana.

“Foi um momento especial reencontrar os alcaldes de San Miguel, Acora e Quiaca, grandes amigos que trouxeram mais de 30 empresários peruanos para estreitar os laços comerciais e mostrar seus produtos. Receber novamente sua homenagem foi uma honra imensa. E ainda contamos com a presença dos nossos queridos amigos da Bolívia, que enriqueceram o espaço internacional”, disse o presidente.

Já nesta segunda-feira (2), Gonzaga recebeu a visita do gerente geral da Cosco Shipping, Zheng Li, e o gerente de Supply Chain, Alexandre Rocha, responsáveis pela construção do Porto de Chancay, em Lima.

O encontro serviu para debater estratégias de fortalecimento comercial entre Acre, Peru e China através da estrada interoceânica.

De acordo com Gonzaga, durante a reunião foi destacada a posição estratégica do Acre, que está pronto para se tornar uma ponte essencial entre o Brasil e a China.

“É uma honra receber os representantes do porto, pois a bastante tempo estamos trabalhando essa relação comercial entre Brasil, Peru e agora a China, que é o principal parceiro comercial do Brasil. Com o Porto de Chancay em desenvolvimento estamos cada vez mais próximos de concretizar essa conexão internacional, trazendo novas oportunidades e crescimento para nossa região. O futuro é promissor, e juntos, estamos moldando essa nova realidade”, disse o presidente da Aleac.

O gerente de Supply Chain, Alexandre Rocha, destacou o potencial do Acre e afirmou que a reunião serviu também para entender os negócios acreanos e quais produtos poderão ser importados e exportados para contribuir para o desenvolvimento do estado.

“A reunião serviu para entendermos os negócios que o Acre produz, quais benefícios poderemos ter junto à instalação do porto e que produtos poderemos importar e exportar para o Acre para ajudarmos no desenvolvimento do estado”, disse Rocha.

O gerente geral Zheng Li destacou que a instalação do Porto de Chancay vai beneficiar o estado Acre.

“Acreditamos que o Porto de Chancay vai beneficiar muito o Acre e a ideia é que encontramos soluções logísticas para que possamos introduzir o Acre no mercado de exportação mundial através do porto. Com o porto o estado também poderá comprar produtos com um custo menor de outros países”, disse.

Assessoria Aleac

Ingressos premium do GP de São Paulo chegam a R$25 mil e estão esgotados

Os ingressos “premium” para o GP de São Paulo da Fórmula 1, com pacotes que chegam a R$ 25 mil, já estão esgotados em...

Quem é Zohran Mamdani, socialista e 1° prefeito muçulmano de Nova York

Zohran Mamdani será eleito para a prefeitura de Nova York, de acordo com a projeção CNN. Ele se tornará o primeiro muçulmano a comandar a...

Socialista e muçulmano, Mamdani é eleito prefeito de NY, diz projeção CNN

Zohran Mamdani vencerá a eleição geral para prefeito da cidade de Nova York nesta terça-feira (4), de acordo com a projeção CNN. Com a vitória,...