MP recomenta ao estado e prefeitura a demitir gestores da Educação em Acrelândia; Veja os motivos

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa de Acrelândia, recomendou à Prefeitura de Acrelândia e à Secretaria de Estado de Educação (SEE) que exonerem e substituam o secretário municipal de Educação e o coordenador do Núcleo de Educação do município.

A Recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Daisson Teles, aponta a falta de ações resolutivas para corrigir irregularidades que comprometem a segurança e o bem-estar dos alunos da rede pública.

Entre os problemas citados estão a precariedade da infraestrutura física das escolas, a falta de laudos do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, falhas no fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, além da ausência de conselhos educacionais regulares.

Além disso, foram identificadas deficiências no transporte escolar, na merenda e no atendimento educacional especial.

Outro problema apontado envolve o compartilhamento inadequado de prédios por diferentes escolas. “A situação é irregular, pois não atende aos requisitos legais e coloca em risco a saúde e integridade física de alunos e funcionários”, afirma o promotor.

O MPAC deu um prazo de 45 dias para que a Prefeitura e a SEE apresentem um plano de ação para resolver as irregularidades. Caso a recomendação não seja cumprida, os gestores poderão ser responsabilizados por improbidade administrativa, conforme a Lei nº 8.429/92.

Zoológico reabre após ficar 2 meses fechado por foco de gripe aviária no RS

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), reabriu ao público, nesta quinta-feira (31), com entrada gratuita. O...

William Bonner lembra cenas de sexo explícito passando na redação: “Pânico”

O jornalista William Bonner, 61, lembrou sua reação ao ver cenas de sexo explícito sendo exibidas na antiga redação do Jornal Nacional, da TV...

Detentos cultivam mais de 50 mil mudas para COP30 em Belém

A 100 dias da COP30, que será realizada em Belém (PA), detentos da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto (URRS), em Santa Izabel do...