Promotora pede condenação do prefeito Tião Bocalom por improbidade; Veja detalhes

A promotora de Justiça Aretuza de Almeida Cruz pediu a condenação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), por improbidade administrativa.

Insistentemente, o prefeito viola a sua prerrogativa legal quando pinta prédios públicos, avenidas e outros bens públicos na cor azul, a cor de seu partido. A promotora instaurou inquérito civil ainda em 2022, no âmbito da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público.

A promotora entendeu que Bocalom se vale do cargo para fins ideológicos, promoção pessoal e político partidário, e deu parecer pela condenação junto à Vara da Fazenda Pública, onde o caso aguarda julgamento.

Reportagens de jornal, fotos e vídeos foram juntados pela promotora como provas, e demonstram, segundo ela, “cabalmente, que Bocalom idealizou, planejou e executou a conduta ímproba de forma autônoma e consciente”.

E assentua:

“(Bocalom) é amplamente conhecido por utilizar a cor azul em seu material de campanha ao longo de toda a sua carreira política, passando a empregar essa coloração como identidade visual para divulgar os atos da Prefeitura Municipal de Rio Branco. Essa prática atenta contra os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, visto que o ordenamento jurídico proíbe expressamente a promoção pessoal no âmbito da administração pública”, diz a promotora em seu parecer.

“Não se pode permitir a utilização de bens do município para realização de promoção pessoal e/ou campanha eleitoral, ainda que em caráter subliminar, sob os caprichos de cores alusivas unicamente ao Chefe do Executivo, posto que qualquer do povo sabe que a coisa pública se destina a todos, e não a um candidato ou grupo selecionado”, continua.

 

Governo do Gabão suspende ex-Barcelona após derrota na Copa Africana

A eliminação do Gabão para a Costa do Marfim, na última quarta-feira (31/12), pela Copa Africana de Nações, deixou marcas na seleção nacional. Com...

Sabalenka deseja revanche contra Kyrgios na Batalha dos Sexos

Aryna Sabalenka, líder do ranking da WTA, confirmou que deseja disputar revanche contra Nick Kyrgios na Batalha dos Sexos. Durante a partida, realizada no...

Confira oito craques mundiais livres para assinar pré-contrato

Cabem no seu time? Com a virada do ano, oito craques mundiais já podem assinar pré-contrato. A condição é possível porque os jogadores contam...