Saúde do Acre recomenda medidas a se tomar com piora do ar no período de queimadas

O Acre tem enfrentado uma piora da qualidade do ar, ocasionada pela elevada emissão de fumaça resultante das queimadas. Uma vez que a concentração elevada de poluentes afeta a saúde respiratória e geral da população, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), reforça as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde, essenciais para ajudar a minimizar os impactos ao organismo humano.

Fumaça resultante das queimadas prejudica saúde da população. Foto: Izabelle Farias/Sesacre

De acordo com as orientações, é necessário aumentar a ingestão de água e líquidos, que ajudam a manter as membranas respiratórias úmidas e, assim, mais protegidas; bem como reduzir o tempo de exposição em ambientes abertos, recomendando-se que se permaneça dentro de casa, em local ventilado, com ar condicionado ou purificador de ar, para aumentar a umidade do ambiente. Pode-se também colocar bacias com água ou toalhas molhadas em locais estratégicos e a população em geral deve estar em alerta, especialmente em relação à saúde de crianças menores de 5 anos, maiores de 60 anos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias.

É importante evitar portas e as janelas abertas durante os horários com elevada concentração de partículas, sendo recomendado que sejam mantidas fechadas, para reduzir a penetração da poluição externa, assim como evitar atividades físicas em horários de alta concentração de poluentes do ar e entre 12 e 16 horas, quando a concentração de ozônio é mais elevada.

Outra medida importante é o uso de máscara do tipo cirúrgica, pano, lenços ou bandanas, que ajudam a reduzir a exposição às partículas grossas, especialmente para populações que residem próximo a fontes de emissão (focos de queimadas), para atenuar o desconforto das vias aéreas superiores. Enquanto o uso de máscaras de modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100 são adequadas para reduzir a inalação de partículas finas por toda a população.

Além disso, os cidadãos devem estar atentos a sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde e buscar atendimento médico o mais rapidamente possível. Já os grupos que apresentam problemas cardíacos, respiratórios e imunológicos, entre outros, devem buscar atendimento médico para atualizar seu plano de tratamento, mantendo os medicamentos e itens prescritos pelo profissional médico disponíveis para o caso de crises agudas e buscar atendimento médico na ocorrência de sintomas de crises.

Da Secom

Forte tempestade atinge a Califórnia e provoca estragos no Natal

Uma forte tempestade atingiu a Califórnia nesta quinta-feira (25), causando inundações generalizadas e ameaças de deslizamentos de terra. O estado americano enfrentou um cenário parecido...

Incêndio atinge fábrica de colchões na Zona Oeste do Rio

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica de colchões localizada na Rua Agaí, no bairro de Paciência, na Zona Oeste do Rio de...

Capital Insights: Fed sofre com “ansiedade política”, diz Padovani

O debate da política monetária do Federal Reserve está dividido entre dúvidas técnicas e “muita ansiedade política”, observou Roberto Padovani, economista-chefe do BV, em...