A cerimônia de entrega da Bola de Ouro, que aconteceu nesta segunda-feira (28/10), no Théâtre du Châtelet, em Paris, consagrou o espanhol Rodri como o melhor jogador da temporada. Além dele, a premiação coroou Aitana Bonmatí como melhor jogadora e Barcelona e Real Madrid como os melhor clubes do ano de 2023/24.
Confira os vencedores da noite:
Rodri- Melhor jogador da temporada
Aitana Bonmatí- Melhor jogadora da temporada
Lamine Yamal- Troféu Kopa de melhor jogador com menos de 21 anos
Harry Kane- Troféu Gerd Muller de artilheiro da temporada
Kylian Mbappé- Troféu Gerd Muller de artilheiro da temporada
Dibu Martínez- Troféu Yashin de melhor goleiro da temporada
Jenni Hermoso- Prêmio Sócrates
Emma Hayes- Troféu Johan Cruijff de melhor treinador da temporada do futebol feminino
Carlo Ancelotti- Troféu Johan Cruijff de melhor treinador da temporada do futebol masculino
Barcelona- Melhor clube de futebol feminino
Real Madrid- Melhor clube de futebol masculino
Rodri desbanca Vinícius Jr. e leva a Bola de Ouro da temporada
Campeão da Eurocopa com a Espanha, Rodri desbancou Vinícius Jr. e foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada de 2023/24. Além do título com a seleção espanhola, o Bola de Ouro esteve presente nas conquistas da Supercopa da Europa, Mundial de Clubes e Premier League com o Manchester City.
Além dos prêmios coletivos, o atleta espanhol do Manchester City foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e da Eurocopa. Rodri bons números para um primeiro volante, com 12 gols e 14 assistências na temporada. Rodri também se tornou o dono da maior série invicta do futebol, com 74 jogos sem perder, cerca de 475 dias de invencibilidade.
Vinícius Jr. e Jude Bellingham, campeões da Champions League com o Real Madrid, ficaram com a 2ª e 3ª colocação, respectivamente.
Aitana Bonmatí é eleita a melhor jogadora da temporada
A espanhola Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora do mundo na temporada 2023/24 pelo prêmio Bola de Ouro, entregue pela revista francesa France Football. A jogadora é meio-campista do Barcelona, eleito melhor time do futebol feminino. A brasiliense Gabi Portilho ficou em 18º.
Aitana coinquista a Bola de Ouro pela segunda vez consecutiva. Na última temporada, a espanhola levou os títulos da Liga Feminina, Copa do Rei, Supercopa da Espanha e Champions League. Com 19 gols e 17 assistências em 41 partidas pelo Barcelona, a espanhola foi uma das principais jogadoras do clube no ano.
Treinadores da temporada
O técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, foi recebeu o prêmio Johan Cruijff de melhor treinador da temporada. O italiano não esteve presente, assim como o restante dos atletas do clube espanhol, em boicote à premiação. Treinador da seleção estadunidense feminina, Emma Hayes foi eleita a melhor técnica do futebol feminino.
Prêmio Sócrates
Centro de polêmica após a conquista do Mundial feminino com a Espanha, Jenni Hermoso venceu o prêmio Sócrates, entregue à atletas envolvidas em causas sociais importantes ao futebol. Vítima de assédio do antigo presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, a atacante assumiu papel de voz-ativa na luta pelos direitos das mulheres.
Melhor goleiro
Arqueiro da Argentina, Dibu Martínez foi eleito o melhor goleiro da temporada. Jogador do Aston Villa e da seleção albiceleste, ele venceu a Copa América com o clube e fez campanha importante com o clube inglês para levar a equipe de volta à Champions League em 2024/25.
Artilheiros da temporada
Harry Kane e Kylian Mbappé receberam o prêmio Gerd Muller de maior goleador da temporada. Tanto o atacante do Bayern de Munique quanto o do Real Madrid marcaram 52 gols na em 2023/24. O francês não compareceu à premiação como parte do boicote do clube espanhol a Bola de Ouro.
Homenagem
Em tributo ao lendário Franz Beckenbauer, a Bola de Ouro homenageou o ex-jogador alemão, que morreu em janeiro deste ano aos 78 anos. Campeão do mundo com a Espanha em 1974, o zagueiro fez história com as camisas da seleção alemã e do Bayern de Munique.
Times da temporada
Campeões da Champions League, o Real Madrid foi eleito o melhor time da temporada. O clube não compareceu à cerimônia nesta segunda-feira em sinal de protesto. A equipe foi informada que Vinícius Jr. não venceria a Bola de Ouro e optou por cancelar a ida ao evento.
Donas de uma hegemonia na modalidade e atuais campeãs da Champions League feminina, o Barcelona foi eleito o melhor time feminino da temporada.
Prêmio Kopa
A jovem promessa do Barcelona, Lamine Yamal, recebeu o primeiro prêmio da noite. Aos 17 anos, a estrela campeã da Eurocopa com a seleção espanhola venceu o prêmio Kopa, entregue ao jogador mais promissor do futebol mundial com menos de 21 anos.
Esse é o segundo prêmio individual da carreira do atacante de 17 anos. Na última temporada, o jogador somou 38 jogos, somando suas atuações pelo Barcelona e pela Espanha, marcando 10 gols e 11 assistências.
Ausência de Vinícius Jr
A premiação tinha Vinícius Jr. como principal nome cotado a vencer a Bola de Ouro, até a notícia de que o brasileiro não comparecerá ao prêmio. O espanhol Rodri despontou como novo favorito ao prêmio e já chegou ao local da cerimônia.
O meio-campista do Manchester City já chegou ao Théâtre du Châtelet, onde será realizada a cerimônia. Rodri sofreu lesão no ligamento do joelho direito, em setembro, e está fora do restante da temporada com o clube inglês. Ainda em recuperação, o jogador chegou de muletas ao evento e foi recebido em meio à vaias da torcida presente.
Favoritismo
Vinícius Jr. era o favorito a ser eleito Bola de Ouro da temporada de 2023/24. Ao todo, contando os números do atacante com o Real Madrid e a Amarelinha, o atacante teve 26 gols e 11 assistências em 49 jogos no período compreendido pela votação da Bola de Ouro.
Principal concorrente do brasileiro, Rodri esteve presente nos títulos do Mundial de Clubes, Eurocopa e Premier League. Além dos prêmios coletivos, o volante espanhol do Manchester City foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e da Eurocopa.
Organização
Com 10 prêmios distribuídos ao longo da noite, o momento mais aguardado da cerimônia é a entrega da Bola de Ouro, que coroa o melhor jogador da temporada, tanto no futebol masculino e feminino. Além disso, a cerimônia também premia o melhor goleiro, melhor jovem, melhor treinador e treinadora, e melhor equipe masculina e feminina da temporada.
Neste ano, o prêmio foi organizado pela France Football em conjunto com UEFA. Esta é a primeira cerimônia de entrega da premiação após o anúncio da parceria entre a entidade europeia e a revista francesa. Anteriormente, a Bola de Ouro já havia sido entregue em colaboração entre a France Football e a Fifa, no período de 2010 a 2015.
Votação
O período avaliado pela Bola de Ouro compreende o desempenho dos jogadores ao longo da temporada europeia, do início do segundo semestre de 2023 ao fim primeiro semestre de 2024. A premiação leva em conta a votação de jornalistas dos 100 países melhores colocados no ranking da Fifa.
A votação é feita de acordo com um top-5 de melhores jogadores da temporada, eleito por cada jornalista. Cada posição tem uma pontuação equivalente e, ao final, o melhor colocado leva o prêmio.
Fonte: Metrópoles