CCJ deve votar nesta terça anistia a golpistas; juristas dizem que projeto é inconstitucional

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (29) um projeto que anistia os golpistas que participaram dos atentados de 8 de janeiro de 2023.

Naquele dia, militantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios da Câmara, do Senado, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) em protesto contra o resultado das eleições de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto já havia sido pautado no colegiado, mas um pedido de vista adiou a votação do texto. Na oportunidade, os partidos da base governista atuaram para atrasar a análise do projeto. Especialistas criticam o conteúdo da proposta e apontam problemas ao se tentar anistiar crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia foi sem precedentes na história do Brasil. Os vândalos quebraram vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

O projeto perdoa as condenações dos participantes dos atentados e atinge todas as medidas de restrição de direitos, como a prisão, o uso de tornozeleira eletrônica e outras que possam limitar o uso de meios de comunicação, plataformas digitais e redes sociais.

G1

Poliana Rocha, esposa de Leonardo, revela que recusou convite para o BBB

Pelas redes sociais, Poliana Rocha respondeu a uma pergunta de um seguidor, confirmando que foi convidada para o reality show da Globo Fonte: Metrópoles

Vida inteligente? 100 sinais de rádio do espaço serão analisados

Cientistas do projeto SETI@home, ligado à Universidade da Califórnia em Berkeley, identificaram 100 sinais de rádio vindos do espaço que agora serão analisados com...

Quem é Reza Pahlavi, herdeiro exilado da monarquia do Irã

O regime iraniano enfrenta um dos maiores desafios à sua continuidade com os protestos antigoverno no início de 2026. De toda forma, analistas ponderam se...