CCJ deve votar nesta terça anistia a golpistas; juristas dizem que projeto é inconstitucional

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (29) um projeto que anistia os golpistas que participaram dos atentados de 8 de janeiro de 2023.

Naquele dia, militantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios da Câmara, do Senado, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) em protesto contra o resultado das eleições de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto já havia sido pautado no colegiado, mas um pedido de vista adiou a votação do texto. Na oportunidade, os partidos da base governista atuaram para atrasar a análise do projeto. Especialistas criticam o conteúdo da proposta e apontam problemas ao se tentar anistiar crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia foi sem precedentes na história do Brasil. Os vândalos quebraram vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

O projeto perdoa as condenações dos participantes dos atentados e atinge todas as medidas de restrição de direitos, como a prisão, o uso de tornozeleira eletrônica e outras que possam limitar o uso de meios de comunicação, plataformas digitais e redes sociais.

G1

SpaceX lança foguete com novo lote de satélites Starlink

A SpaceX de Elon Musk lançou com sucesso, no sábado (14), um novo lote de satélites Starlink ao espaço. O foguete Falcon 9 de dois...

Sabrina Sato revela truques para não mostrar demais na avenida

Sabrina Sato não passou despercebida ao chegar no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo na madrugada deste domingo (15), antes de desfilar pela Gaviões...

Nova Zelândia em alerta para mais inundações após estrada colapsar e morte

O serviço meteorológico da Nova Zelândia alertou neste domingo (15) que mais inundações podem atingir a Ilha Norte do país, um dia depois de...