CCJ deve votar nesta terça anistia a golpistas; juristas dizem que projeto é inconstitucional

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (29) um projeto que anistia os golpistas que participaram dos atentados de 8 de janeiro de 2023.

Naquele dia, militantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios da Câmara, do Senado, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) em protesto contra o resultado das eleições de 2022, em que Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto já havia sido pautado no colegiado, mas um pedido de vista adiou a votação do texto. Na oportunidade, os partidos da base governista atuaram para atrasar a análise do projeto. Especialistas criticam o conteúdo da proposta e apontam problemas ao se tentar anistiar crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia foi sem precedentes na história do Brasil. Os vândalos quebraram vidraças, móveis, obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

O projeto perdoa as condenações dos participantes dos atentados e atinge todas as medidas de restrição de direitos, como a prisão, o uso de tornozeleira eletrônica e outras que possam limitar o uso de meios de comunicação, plataformas digitais e redes sociais.

G1

Super Bowl: Serena Williams causa polêmica com caneta emagrecedora. Veja vídeo

Ex-tenista participou de um comercial, da transmissão do evento nos Estados Unidos, em que injeta uma caneta emagrecedora nela mesma Fonte: Metrópoles

Campeonato Carioca: confira datas e locais das quartas de final

A Ferj já definiu os locais e datas de três das quatro partidas, mas ainda não detalhou os horários dos confrontos Fonte: Metrópoles

Bola da final da Champions League 2025/26 é revelada; veja fotos

Final da Champions League será disputada na cidade de Budapeste, capital da Hungria. Decisão está marcada para 30 de maio Fonte: Metrópoles