Chá de boldo: saiba principais benefícios e contraindicações

O chá de boldo é um dos mais populares do Brasil. A planta, cujo nome científico é Peumus boldus, favorece a digestão, combatendo a prisão de ventre, as cólicas intestinais e os gases.

A infusão também é usada para curar resseca e têm efeito calmante, capaz de diminuir a ansiedade e facilitar o sono.

A nutricionista Carla de Castro destaca os poderes anti-inflamatórios e detox do boldo. “É um chá bem amargo e, por isso, é bom para o fígado. Ajuda a diminuir problemas digestivos e hepáticos”, afirmou, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Chá de boldo emagrece?

A nutricionista Julia Marques, especialista em nutrição funcional, afirma que muitas pessoas associam o chá de boldo ao emagrecimento justamente por causa do efeito detox.

Ela explica, no entanto, que nenhum alimento pode ser considerado capaz de promover diretamente a perda de peso, pois o processo depende de uma rotina que conjugue alimentação balanceada, exercícios físicos e descanso de qualidade.

“O chá de boldo ajuda na digestão, mas não deve virar uma estratégia para resolver excessos. É importante não exagerar na quantidade e ter uma dieta balanceada, com muitas frutas, vegetais e fibras, para manter uma boa saúde digestiva”, comentou Julia, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Confira alguns benefícios do chá de boldo:

1. Melhora a digestão

A principal ação da bebida é no trato gastrointestinal. No fígado, o boldo estimula a produção da bile, secreção importante para quebrar moléculas de gordura. O efeito combate constipação, gases, azia e até a sensação de ressaca.

2. Alivia dores

Existem algumas pesquisas iniciais que indicam que o boldo, por conta das propriedades anti-inflamatórias e potenciais efeitos analgésicos, pode auxiliar no alívio, por exemplo, de dores de cabeça ou desconfortos estomacais.

3. Reduz nível de colesterol

A quebra da molécula de gordura exercida pelo boldo é ainda capaz de reduzir os níveis de LDL, colesterol ruim, e aumentar o HDL, colesterol bom. A regulação pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.

4. Previne infecções

“O boldo contém compostos como a boldina, substância antimicrobiana, que é capaz de inibir o crescimento de bactérias, fungos e microrganismos. A infusão pode evitar infecções, especialmente as intestinais”, aponta Julia.

5. Ação calmante

O chá de boldo atua também no sistema nervoso, proporcionando tranquilidade. A infusão pode ajudar a controlar o estresse e o nervosismo.

Efeitos colaterais e contraindicações

Embora tenha vários benefícios, o chá de boldo possui efeitos colaterais, incluindo a possibilidade de intoxicação do fígado, náuseas, vômitos e diarreia. O ideal é que seja usado sob orientação e acompanhamento médico.

A infusão é contraindicada para grávidas e pessoas com hepatite, pedra na vesícula ou pancreatite.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Fonte: Metrópoles

Análise: Zelensky se vê entre aceitar um acordo ruim ou prolongar a guerra

O presidente dos EUA, Donald Trump, recuou em relação ao prazo que havia estabelecido para um acordo na Ucrânia no Dia de Ação de...

Atores de “O Verão Que Mudou Minha Vida” se beijam em jogo de basquete

O atores Sean Kaufman, 25, e Christopher Briney, 27, deram um beijo no sábado (29), durante o jogo da NBA entre New York Knicks...

Eleições em Honduras: Veja principais propostas de candidata governista

Aos 60 anos, Rixi Moncada se define por todos os empregos que teve ao longo da vida: professora rural, professora universitária, advogada e funcionária...