Congresso retoma discussões sobre regulamentação da reforma tributária nesta terça (29)

Em uma retomada nas discussões da reforma tributária no Congresso, a Câmara pode concluir, nesta terça-feira (29), a votação do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária.

Em agosto, o plenário da Câmara aprovou o texto-base, mas ainda não votou os destaques. Esse é um dos dois projetos que tratam da regulamentação da reforma tributária; o outro está em tramitação no Senado.

Apesar de já estar prevista na pauta, a votação da proposta ainda deve ser confirmada em reunião do relator, deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A depender das negociações, a análise dos destaques pode ficar para quarta-feira (30).

Comitê

O projeto da Câmara regulamenta o comitê gestor que administrará o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O IBS será operado nas esferas estadual e municipal, substituindo os atuais ISS e ICMS. O comitê gestor terá independência técnica, administrativa, orçamentária e financeira e será responsável por administrar e fiscalizar o imposto sobre consumo dos estados e dos municípios.

Ele será composto por um Conselho Superior, órgãos subordinados — como a Secretaria Geral e a Corregedoria —, além de uma Diretoria Executiva.

Ao todo, integrarão o colegiado representantes de estados, municípios e Distrito Federal, com mandato de quatro anos.

Herança

O projeto também aborda a cobrança sobre previdência complementar privada em casos de herança com a incidência do ITCMD, o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação.

A medida foi descartada pelo governo no início do ano, que decidiu não incluir a cobrança no texto original.

Pelo texto, apenas heranças de aportes financeiros em planos de previdência privada que tenham prazo superior a cinco anos não terão a cobrança.

Agenda no Senado

O Senado também retoma nesta quarta as discussões sobre o tema, com realização da primeira de 11 audiências públicas para debater a regulamentação da reforma tributária, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Na última semana, foi aprovado na CCJ o plano de trabalho do senador Eduardo Braga (MDB-AM) para a análise do projeto que regulamenta a reforma.

A ideia do relator é levar para análise do plenário até o início de dezembro. A última audiência pública está prevista para 14 de novembro.

Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno

Este conteúdo foi originalmente publicado em Congresso retoma discussões sobre regulamentação da reforma tributária nesta terça (29) no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Unesp 2026: confira gabarito oficial da prova da 1ª fase

A Fundação Vunesp, que organiza o vestibular da Unesp 2026, divulgou as respostas da 1ª fase da prova que aconteceu neste domingo (2). Os candidatos...

Análise: Eleições desta semana podem aprofundar divisão nos Estados Unidos

A eleição desta semana nos Estados Unidos deve marcar outro momento decisivo na divisão do país em blocos divergentes e cada vez mais hostis...

Quem saiu da “Dança dos Famosos”? Veja quem continua na competição

A etapa da “Dança dos Famosos” deste domingo (2), colocou cinco participantes para disputar no sertanejo. Desta vez, a competição acabou para a atriz...