Cortar comprimido ao meio equivale a tomar meia dose? Entenda

Você já utilizou facas ou cortadores vendidos em farmácias para cortar um comprimido ao meio? Isso é comum quando há necessidade de ajustar a dosagem. No entanto, essa prática nem sempre é a maneira mais segura de obter meia dose de um medicamento.

É importante lembrar que cada remédio tem uma função específica e características próprias. Por isso, é fundamental seguir as orientações da bula e as recomendações dos farmacêuticos.

Em alguns casos, os comprimidos apresentam uma linha no centro, que pode ser confundida com uma marca para facilitar a divisão, mas se trata apenas de um detalhe estético. Esse formato difere dos comprimidos sulcados, que possuem uma marca mais profunda, facilitando o corte seguro.

“Comprimidos que não possuem sulco, em hipótese alguma, devem ser partidos, pois não há evidências sobre a segurança e a eficácia de sua administração, podendo haver diferentes concentrações de substâncias em cada lado. A linha no comprimido é apenas um detalhe estético e, nesses casos, conforme determinado pela resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2003, a restrição deve constar na bula do medicamento”, ressalta a farmacêutica da Prati-Donaduzzi, Amabili Leal Pieracio.

Riscos de cortar o comprimido

Os cortadores com lâminas, vendidos em lojas populares, são indicados para facilitar a ingestão. Ou seja, cortar o comprimido ao meio para torná-lo mais fácil de engolir. No entanto, essas lâminas podem esfarelar o comprimido durante o corte, resultando em uma divisão imprecisa da dosagem. Para evitar que o tratamento seja comprometido, recomenda-se ingerir o comprimido imediatamente após a divisão.

Leia mais sobre o assunto no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Petrobras está reunida com entidades para tratar da greve, diz federação

A FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) e o Sindipetro RJ (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro) emitiram uma nota neste domingo (21) afirmando...

Padre Júlio diz que há conspiração contra trabalho da Pastoral de Rua

Em sua primeira missa dominical após ser proibido pela Arquidiocese de São Paulo de transmitir o rito na internet, o padre Júlio Lancellotti disse...

Ator de “The Wire” e “It”, James Ransone morre aos 46 anos

O ator James Ransone, conhecido por suas atuações em produções como a série “The Wire” e o filme “It: Capítulo Dois”, morreu na sexta...