Dino adia prazo para CGU fazer auditoria em repasses de emendas a ONGs

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), adiou para 11 de novembro o prazo para que a Controladoria-Geral da União (CGU) entregue uma auditoria com todos os repasses feitos por emendas a organizações não-governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor.

A decisão do ministro, desta quinta-feira (31), atende a pedido da União.

A ordem para a elaboração do documento foi dada por Dino em agosto. O prazo inicial era de 90 dias, e terminou na quarta (30).

Segundo Dino, a CGU “tem se mostrado diligente” até o momento no cumprimento das determinações do Supremo para a “erradicação de práticas associadas ao designado ‘orçamento secreto’”.

O órgão deverá enviar ao STF uma auditoria de todos os repasses de emendas parlamentares (de qualquer modalidade) em benefício de ONGs e demais entidades do terceiro setor, nos anos de 2020 a 2024.

Negociação

Dino é o relator no STF de ações que questionam a falta de transparência e mecanismos de rastreio do dinheiro das emendas parlamentares.

O pagamento das emendas está suspenso pela Corte, até que governo e Congresso adotem regras que garantam o controle e o acompanhamento sobre esses valores.

Uma reunião no STF na semana passada definiu que um projeto de lei deverá ser debatido no Legislativo para regular a questão.

Nesta quinta (31), o vice-líder do governo, deputado Rubens Jr. (PT-MA), apresentou uma proposta que disciplina o pagamento das emendas.

Entre os pontos principais, o texto prevê regras para priorização do pagamento e diminuição do número de emendas de bancadas.

A proposta foi costurada por integrantes dos Três Poderes, em conversas com a Casa Civil, a Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o próprio Dino.

Um outro projeto de lei sobre o tema já havia sido apresentado na última sexta (25) pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). O texto fixa 27 critérios que podem restringir a execução dos recursos.

Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dino adia prazo para CGU fazer auditoria em repasses de emendas a ONGs no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Influenciadora e cunhada de Bruno Henrique é investigada pela PF. Saiba quem é

Além de Bruno Henrique, atacante do Flamengo indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados por meio de cartões,...

Homem que deu facada em Bolsonaro vive em cela de 6m² e rejeita tratamento psiquiátrico

Mais de seis anos após o atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, o nome de Adélio Bispo de Oliveira...

Bolsonaro permanece na UTI e segue sem previsão de alta, diz equipe médica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em acompanhamento pós-operatório. A equipe...