Dino adia prazo para CGU fazer auditoria em repasses de emendas a ONGs

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), adiou para 11 de novembro o prazo para que a Controladoria-Geral da União (CGU) entregue uma auditoria com todos os repasses feitos por emendas a organizações não-governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor.

A decisão do ministro, desta quinta-feira (31), atende a pedido da União.

A ordem para a elaboração do documento foi dada por Dino em agosto. O prazo inicial era de 90 dias, e terminou na quarta (30).

Segundo Dino, a CGU “tem se mostrado diligente” até o momento no cumprimento das determinações do Supremo para a “erradicação de práticas associadas ao designado ‘orçamento secreto’”.

O órgão deverá enviar ao STF uma auditoria de todos os repasses de emendas parlamentares (de qualquer modalidade) em benefício de ONGs e demais entidades do terceiro setor, nos anos de 2020 a 2024.

Negociação

Dino é o relator no STF de ações que questionam a falta de transparência e mecanismos de rastreio do dinheiro das emendas parlamentares.

O pagamento das emendas está suspenso pela Corte, até que governo e Congresso adotem regras que garantam o controle e o acompanhamento sobre esses valores.

Uma reunião no STF na semana passada definiu que um projeto de lei deverá ser debatido no Legislativo para regular a questão.

Nesta quinta (31), o vice-líder do governo, deputado Rubens Jr. (PT-MA), apresentou uma proposta que disciplina o pagamento das emendas.

Entre os pontos principais, o texto prevê regras para priorização do pagamento e diminuição do número de emendas de bancadas.

A proposta foi costurada por integrantes dos Três Poderes, em conversas com a Casa Civil, a Advocacia-Geral da União (AGU), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o próprio Dino.

Um outro projeto de lei sobre o tema já havia sido apresentado na última sexta (25) pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA). O texto fixa 27 critérios que podem restringir a execução dos recursos.

Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dino adia prazo para CGU fazer auditoria em repasses de emendas a ONGs no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Brasileirão de volta: confira datas e horários dos jogos da 13ª rodada

Após a pausa para a Copa do Mundo de Clubes, o Campeonato Brasileiro retorna neste sábado (10/7). Vale lembrar que os jogos entre Santos...

Etapa de Brasília do Mundial de Skate começa neste sábado (12/7)

A elite do skate street estará em ação neste sábado (12/7), em Brasília. A Esplanada dos Ministérios será palco de uma etapa da Street...

Mochileira alemã é encontrada após 12 dias desaparecida na Austrália

Autoridades australianas informaram ter encontrado uma mochileira alemã de 26 anos que estava desaparecida em uma região remota no noroeste do país por quase...