Do mais rico ao mais jovem: os vereadores eleitos e seus padrinhos políticos em Rio Branco

A curiosidades ainda não reveladas sobre o novo quadro parlamentar para o quadriênio 2025-2028 na capital do Acre. Quem “abençoou quem e saiu vitorioso nestas eleições de olho no pleito majoritário de 2026? Abaixo, uma síntese preparada por oseringal, para mera curiosidade do nosso público:

Bruno Moraes – PP
Candidato do deputado estadual Fagner Calegário e do empresário Jebert Nascimento, que controlam boa parte das empresas terceirizadas. Teve expressiva votação apoiada, ainda, pelos pecuaristas Betão, Beth Pinheiro e Tarcísio Pinheiro (ex-deputado), seus tios.

Samir Bestene – Reeleito PP
Filho de José Bestene, ex-deputado e atual presidente da Saneacre, primo do vice-prefeito eleito, Alysson Bestene, e sobrinho de Nabiha Bestene, secretária municipal de Educação.

José Ayache PP

Apoiado pelo competente secretário Pedro Pascoal (Saúde) e pelo deputado estadual Adailton Cruz. Teve votação expressiva dos servidores da Saúde dos “amigos do Samu”, onde trabalhou como motorista antes de ascender ao cargo de assessor especial da Sesacre. Fez uma campanha discreta para o grande público, mas eficiente perante o seu público alvo.

Felipe Tchê PP

Filho do deputado Luís tchê, secretário de Agricultura do governo estadual. É advogado e teve apoio do pai e de Sula Ximenes, diretora do DERACRE. Felipe vem da escola do pai e com atuação marcante nas redes sociais.

Elzinha Mendonça PP
Reeleita.  Apoiada pelo secretário Aberson Carvalho (Educação) e pela deputada federal Socorro Neri. Vem de um mandato isolado da prefeitura de Rio Branco, mas com votação expressiva.

Raimundo Nenem PL
Reeleito. É o atual presidente da câmara e tem base consolidada no Segundo Distrito.

Joabe Lira – união Brasil
Candidato predileto do prefeito Bocalom, recebeu a maior estrutura da prefeitura e apoio total do deputado Arlenilson Cunha.

Joaquim Florencio
Reeleito. Extremamente discreto em seu mandato, mas egresso da política tradicional. Tem perfil assistencialista com foco nas comunidade periféricas.

Lucilene da Droga Vale PP
Mulher do deputado André Valle. Teve campanha rica apoiada pelo marido.

Neném Almeida MDB

Ex-deputado estadual e dirigente da Associação dos Servidores do Banco do Brasil. Conseguiu se eleger tirando votos de quem ele colocou em 2020,  Ismael Machado, que perdeu na sua reeleição.

Antonio Morais PL

Reeleito.  Entra para o terceiro mandato, com a força da comunidade do Calafate, onde sempre foi bem votado.

Marcio Mustafá PSDB.

É empresário e foi apoiado por vários empresários.

Eber Machado MDB

Ex-deputado estadual.

Matheus Paiva UB

É advogado e foi diretor do DETRAN. Aos 26 anos, é o vereador eleito mais jovem. Filho de Cleudo Paiva que tentou várias eleições e sempre bateu na trave. Teve apoio importante da diretora do DETRAN, Taynara e da comunidade jovem.

Rutênio Sá  UB

Reeleito. É dentista e apoiado pelo deputado federal Eduardo Velloso.

Leôncio Castro PSDB

Empresário e produtor de eventos. Sempre bateu na trave e agora conseguiu atropelar a esposa de Minoru Kimpara, Degmar, que era tida como favorita entre os tucanos.

João Paulo Silva PODEMOS

Foi diretor da Fundação Hospitalar e teve apoio do ex prefeito Deda e da deputada estadual Maria Antônia.

Moacir Junior SOLIDARIEDADE

Empresário, dono do Picanha Mix.

André Kamai PT

Foi de várias gestões do PT, e conseguiu um vaga prometendo ser a voz mais alta da oposição.

Zé Lopes REPUBLICANOS

Pecuarista e o mais rico entre os eleitos, apoiado pelo senador Alan Rick

Fábio Araújo MDB

Ex-aliado do prefeito, reelegeu-se como opositor.