O chá de cavalinha é uma bebida com poderes medicinais que tem ganhado destaque devido aos seus diversos benefícios para a saúde. Rico em minerais como silício, potássio e cálcio, a infusão possui propriedades desintoxicantes, diuréticas e anti-inflamatórias.
Além disso, o chá de cavalinha colabora para manter os ossos saudáveis e fortalecer o sistema imunológico, pois é rico em vitamina C.
Em entrevista anterior ao Metrópoles, o nutricionista e educador físico Fernando Castro explicou que algumas infusões ajudam no processo de emagrecimento e, entre elas, citou o chá de cavalinha.
“Os chás não fazem milagre, mas ajudam na estimulação do organismo antes da prática de atividades físicas”, disse o especialista. Segundo ele, capim-limão, hortelã, carqueja e cavalinha funcionam como diuréticos e termogênicos naturais.
Efeito diurético e retenção hídrica
A retenção de líquidos é um problema relativamente comum. Na maioria das vezes, ela está relacionada a exageros na alimentação, que levam o organismo a demorar mais para eliminar toxinas.
Bons hábitos de vida costumam ser suficientes para evitar a retenção hídrica, especialmente os relacionados à alimentação. É importante cuidar da hidratação do corpo e evitar alimentos ultraprocessados com muito sal.
“Dê preferência a frutas e vegetais com função diurética, que ajudam a eliminar o excesso de toxinas no organismo e combatem o inchaço”, indicou a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva – Nutrição & Saúde Mental, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Ela lembra que, ao contrário do que o senso comum imagina, aumentar o consumo de água e outros líquidos, como chás e sucos, contribui para evitar a retenção hídrica. “A ingestão de água equilibra o sódio no corpo. Quando diminuímos o consumo de líquidos, a concentração de sódio aumenta, bem como a retenção de água”, aponta Carla.
Contraindicações do chá de cavalinha
Recomenda-se beber até três xícaras de chá de cavalinha por dia. Isso porque o consumo em excesso, por períodos prolongados, pode causar inflamação e lesão no fígado, problemas no sistema urinário e dor de cabeça.
Quem já faz uso de medicamentos diuréticos não deve beber chá de cavalinha em grandes quantidades.
O chá também não é recomendável para gestantes, lactantes e crianças.
O ideal é consultar um médico ou especialista antes de começar o consumo diário do chá de cavalinha. Apesar de seus poderes medicinais, o chá deve ser usado apenas como apoio em tratamentos de saúde.
Receitas com o chá de cavalinha
A seguir, confira receitas com limão, gengibre, abacaxi e chá verde que agregam benefícios ao chá de cavalinha.
Chá gelado de cavalinha, limão e abacaxi
Ingredientes
1 litro de água;
4 colheres (de sopa) de talos picados de cavalinha;
Cascas bem lavadas de 1 abacaxi pequeno;
Suco de 1 limão;
1 colher (de sopa) de gengibre ralado.
Modo de preparo
Ferva a água com o gengibre e a casca do abacaxi em uma panela tampada por 3 minutos. Desligue o fogo e acrescente as folhas da cavalinha. Tampe novamente a panela e deixe a mistura em infusão até esfriar. Na hora de servir, coe e esprema o suco do limão.
Chá de cavalinha com gengibre e mel
Ingredientes
170 ml de água;
1 colher de sopa de talos de cavalinha secos;
6 fatias finas de gengibre;
1 canela em pau;
Mel para adoçar
Modo de preparo
Ferva a água por 5 minutos e desligue o fogo. Em uma xícara, coloque a cavalinha, o gengibre e a canela e cubra com a água quente. Tampe e abafe por 10 minutos. Após isso, coe, adoce com mel e sirva em seguida.
Chá de cavalinha com chá verde
Ingredientes
1 colher de sopa de cavalinha seca;
1 colher de sopa de folhas de chá verde;
250 ml de água;
Suco de 1 limão;
Mel para adoçar;
Modo de preparo
Ferva a água por 5 minutos e desligue o fogo. Em uma xícara, coloque a cavalinha e o chá verde e cubra com a água. Tampe por 5 minutos. Após, coe e acrescente o suco de limão. Adoce com mel e sirva em seguida.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles