Eleições na OAB: assédio e antipetismo voltam a reinar nas repartições públicas, agora contra Rodrigo Ayache, genro de Jorge Viana

As eleições para presidente da OAB Seccional Acre reeditam desde já a pesada briga ideológica entre direita e esquerda. Advogados com direito a voto que trabalham no Estado e na Prefeitura de Rio Branco são “orientados” a apoiar a candidata Marina Belandi, a predileta do governo estadual e do poder público municipal.

O oponente Rodrigo Ayache, que concorre à reeleição e cuja gestão é questionada por falhas pontuais e alguns escândalos internos, enfrenta a mesma ira que derrotou o engenheiro Marcus Alexandre nas eleições para a Prefeitura de Rio Branco. Ele é casado com uma das filha do ex-senador, ex-governador e presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. A imagem de Ayache, nem por milagre, será desvinculada ao Partido dos Trabalhadores.

Um jurista com quem a reportagem falou há pouco disse que “existe uma pressão muito grande” para que os votos de advogados lotados nos governos sejam confirmados em favor da candidata Marina Belardi. “As conversas estão correndo de com força”, relata.

A nova diretoria assumirá para o triênio 2025/2027. O pleito será realizado no dia 22 de novembro de 2024, das 8h às 17h, de forma presencial. Advogados adimplentes com a anuidade da Seccional estão aptos para votar.

As chapas devem ser registradas até esta terça-feira, 22.

O processo de inscrição será feito por meio de protocolo, com envio da documentação necessária, incluindo a declaração de autenticidade dos documentos assinada pelo presidente da chapa.

As eleições ocorrerão em diversos pontos do estado, incluindo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e outras cidades.