O lançamento do pix por aproximação foi confirmado hoje (29) pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Um evento na próxima segunda-feira (4), em São Paulo, vai reunir porta-vozes do Google e do Banco Central em uma mesa redonda A nova parceria entre o pix e o Google permitirá aos usuários realizar transferências de valores e pagamentos por meio do Google Pay.
“O pix vai conseguir fazer todas as funções que o cartão de crédito faz hoje, de forma muito mais barata e eficiente”, frisou Campos Neto no Lide Brazil Conference, que está sendo realizado em Londres.
As regras do pix por aproximação foram aprovadas em julho pelo Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN). A funcionalidade vai ser similar ao do uso do cartão de crédito por aproximação. A expectativa é que em fevereiro de 2025 o meio de pagamento instantâneo esteja presente nas “wallets”, as carteiras digitais, e, com isso haja mais comodidade e eficiência nos pagamentos por pix, já que haverá uma conexão direta da carteira com o banco, o que vai reduzir as etapas nos pagamentos on-line.