Ideal seria uma solução nacional, diz Toffoli sobre dívida dos estados

Uma “solução nacional” seria a resposta “ideal” para equacionar o problema das dívidas dos estados com a União, disse o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (30).

Nós sabemos que há estados que têm um nível de endividamento que compromete a gestão e tem estados que têm um nível de endividamento que não comprometem a sua gestão. Essas questões são históricas, vêm desde muitos anos, de décadas


Dias Toffoli

A fala do ministro foi feita na abertura de uma audiência de conciliação entre o Estado do Rio de Janeiro e a União sobre as punições aplicadas pelo descumprimento de regras do plano de recuperação fiscal.

Participaram da reunião o governador fluminense, Claudio Castro (PL), integrantes do governo estadual e representantes da Advocacia-Geral da União (AGU).

Pagamentos

No começo de maio, Toffoli suspendeu o aumento na dívida do Rio de Janeiro com a União, que havia sido imposto como penalidade pelo descumprimento do plano de recuperação fiscal fechado pelo estado.

Havia sido imposto um acréscimo de 30% por causa da inadimplência do estado.

O magistrado garantiu ao Rio o direito de pagar à União as parcelas mensais da dívida no valor correspondente a 2023, sem a aplicação de sanções.

A AGU recorreu da decisão. Em outubro, Toffoli encaminhou o caso para o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos, do STF.

A decisão do ministro foi dada em ação movida pelo governo do Rio de Janeiro. Toffoli não acolheu o pedido principal, que era de suspensão do pagamento da dívida, que totaliza R$ 191 bilhões.

Veja a taxa de sucesso dos partidos que elegeram prefeitos no 2º turno

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ideal seria uma solução nacional, diz Toffoli sobre dívida dos estados no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Após festa cristã, SBT exibe festival Verão Maior Paraná

No fim de 2024, o SBT exibiu uma festa cristã. Agora, a emissora vai transmitir o festival “Verão Maior Paraná” – edição 2024/2025. Angelina Jolie...

Globo de Ouro: Além de Fernanda Torres, Colin Farell surpreende

Fernanda Torres, aos 59 anos, alcançou um marco inédito na noite de domingo, 5 de janeiro. A atriz, conhecida por sua versatilidade, tornou-se a...

Brasileira que fez sexo com detento em cela é condenada pela Justiça britânica

Linda De Sousa Abreu, brasileira de 31 anos, foi condenada a 15 meses de prisão por envolvimento com um detento do presídio HMP Wandsworth,...