Quem participou do 8 de janeiro tem que responder nos termos da lei, diz Cármen Lúcia à CNN

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse que quem participou dos atos de 8 de janeiro tem que “responder exatamente nos termos da lei”. A declaração foi feita em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (25).

Segundo a magistrada, vandalismo, destruição de prédios públicos e atuar contra a democracia são crimes e quem comete os delitos, responde por eles.

“Isso aqui é um Estado democrático de direito, o Estado de direito é aquele no qual governantes e governados se submetem igualmente o direito”, afirmou.

“Vandalismo, destruir instituições públicas, prédios públicos, tudo isso é crime, lutar contra a democracia ou atuar contra a democracia é crime no caso brasileiro. No Estado de direito responde pelo crime praticado”.

A fala da ministra foi feita horas depois de a presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, Carol De Toni, pautar a análise do projeto de lei que anistia investigados pelo 8 de janeiro.

A proposta pode abrir caminho para uma anistia política também ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A análise do texto foi agendada para a próxima terça-feira (29).

Será a segunda vez que o colegiado tentará apreciar a proposta. Na primeira, no dia 11 de setembro, a oposição não conseguiu reunir os votos necessários.

O chamado “PL da Anistia” será analisado junto de outros seis projetos sobre temas semelhantes. O relator, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), apresentou um substitutivo que perdoa quem participou, fez doações ou apoiou, por meio de redes sociais, os atos criminosos do dia 8 de Janeiro até a entrada em vigor da futura lei.

O STF já condenou mais de 230 pessoas pelos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. As penas mais altas chegam a 17 anos de prisão. Os crimes envolvem golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito.

Cerca de 400 réus acusados dos crimes menos graves, como associação criminosa e incitação ao crime, confessaram a prática dos delitos e fecharam acordos com o Ministério Público para não serem condenados.

Presidente da CCJ pauta PL da Anistia

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem participou do 8 de janeiro tem que responder nos termos da lei, diz Cármen Lúcia à CNN no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Bolsonaro deve passar por cirurgia de hérnia inguinal nesta quinta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por uma cirurgia de hérnia inguinal a partir das 9h da manhã desta quinta-feira (25), dia de...

Coreia do Norte revela novas imagens de seu primeiro submarino nuclear

A Coreia do Norte divulgou novas imagens do que afirma ser seu primeiro submarino de propulsão nuclear, uma embarcação gigantesca, de tamanho comparável a...

Em fala no Natal, Michelle pede perseverança “apesar das traições”

Em mensagem de Natal divulgada nesta quarta-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu que seus seguidores “não se deixem abater pelas maldades, perseverem...