Seis dicas para manter a saúde cardiovascular em dia

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo, mas é possível prevenir ou controlar muitos dos fatores de risco.

A nutricionista Clara Valderrama, membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife, compartilha seis dicas essenciais para manter sua saúde cardiovascular em dia.

Dicas para cuidar da saúde cardiovascular

1 – Adote uma dieta com baixo teor de gordura saturada

Prefira cortes magros de carne e dê preferência a preparações assadas ou grelhadas, evitando frituras. Opte por laticínios com baixo teor de gordura e utilize óleos vegetais, como azeite e óleo de canola, no lugar de banha e creme de leite.

2 – Evite o consumo de álcool e o tabagismo

O cigarro contém substâncias que podem danificar e estreitar os vasos sanguíneos, enquanto o consumo de álcool pode elevar os níveis de colesterol e a pressão arterial, além de contribuir para o ganho de peso. Tanto o tabagismo quanto o álcool são fatores de risco importantes para doenças cardiovasculares.

3 – Se mantenha fisicamente ativo

A prática de exercícios aumenta o fluxo sanguíneo e os níveis de oxigênio no corpo, além de fortalecer a capacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente para os pulmões e o restante do corpo.

Confira a matéria completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Bittar, Roberto Duarte e Zé Adriano, os campeões de gastos; Socorro Neri, a mais produtiva, é também a mais econômica

Os três senadores acreanos apresentaram gastos significativos, com o Senador Márcio Bittar liderando o ranking de despesas totais ao longo de 2025. Parlamentar Gasto Total (2025) Principal...

Juiz descarta homofobia, assassinos de Moisés Alencastro viram réus e condenação deve sair em até 6 meses

Os matadores do colunista Moisés Alencastro, agora réus, enfrentam o rigor do sistema judiciário do Acre após a denúncia ser aceita. O julgamento e...

Dignidade zero: Bocalom é investigado por calote eleitoral a famílias sem moradia na capital

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, instaurou inquérito...