O jogo de cama que escolhemos pode ter um impacto significativo na qualidade do sono. Um estudo australiano mostra novas evidências de que dormir com um cobertor pesado ajuda a melhorar o sono de adultos com insônia, reduzir a dependência por medicamentos e melhorar o humor de pessoas com ansiedade e depressão. O estudo foi publicado no American Journal of Occupational Therapy em agosto deste ano.
Pesquisas anteriores mostraram evidências de que os cobertores mais pesados dão ao corpo a sensação de um abraço caloroso enquanto dormimos. Eles também ajudam a aumentar a produção de melatonina, o hormônio do sono, que faz parte da regulação do ritmo circadiano.
“O sono é uma necessidade humana básica e, quando alguém não dorme o suficiente, isso pode levar a vários problemas de saúde, além de aumentar o risco ou agravar condições crônicas, incluindo doenças cardíacas, derrames e problemas de saúde mental”, afirma a terapeuta ocupacional e pesquisadora da Universidade Flinders, Suzanne Dawson, em comunicado à imprensa.
O grupo de pesquisa de Dawson analisou 18 estudos sobre os efeitos do uso de cobertores pesados durante a noite. Em comum, eles mostraram a melhora na qualidade do sono dos participantes e na rapidez com que eles começavam a dormir.
“Adultos que usaram os cobertores relataram melhor sono, redução no uso de medicamentos para dormir e até mesmo melhorias no humor e no controle da dor”, afirma Dawson.
Os benefícios foram mais visíveis entre os adultos e mais variáveis entre as crianças, com melhorias limitadas no sono dos participantes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) ou transtorno do espectro autista (TEA).
No entanto, alguns pais relataram resultados positivos com o uso do cobertor pesado e alguns estudos mostraram uma melhora no dia a dia das crianças após dormir com ele. “Os pais frequentemente relatam que seus filhos pareciam mais relaxados, menos ansiosos e mais focados durante as atividades diárias ao usar os cobertores, o que pode ter um impacto de longo prazo em seu bem-estar geral”, diz a psicóloga.
Os pesquisadores observam que as pessoas com problemas cognitivos devem optar por cobertores mais leves, fáceis de serem retirados de cima do corpo pelo próprio indivíduo.
Novas diretrizes no tratamento do sono e saúde mental
O uso de cobertores pesados tem se popularizado nos consultórios australianos de terapia ocupacional devido a observação rotineira dos profissionais, mas ainda não existem diretrizes clínicas para o uso deles.
Os pesquisadores australianos esperam que o estudo seja usado para a elaboração de novas recomendações que incentivem o uso dos cobertores como uma técnica de relaxamento. “Os cobertores vêm em vários tipos e pesos, e ainda não existem recomendações padronizadas, incluindo frequência de uso ou duração”, comenta Dawson.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles