Viagens de Lula ao exterior são desaprovadas por 50,4%, diz pesquisa

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (16/10) mostrou que 50,4% dos pesquisados desaprovam o número de viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ante 44,1% que aprovam. O restante, 5,5%, não soube ou não opinou a respeito.

O levantamento ouviu 2.020 eleitores, através de entrevistas pessoais em 26 estados e no Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro.

O grau de confiança da pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais.

A pergunta feita aos entrevistados foi: O Presidente Lula tem feito muitas viagens internacionais desde que assumiu o Governo, o(a) Sr(a) aprova ou desaprova as viagens que o Presidente tem feito?

Cirurgia interrompeu viagens

Em 29 de setembro, Lula se submeteu a uma cirurgia no quadril, para aliviar as dores causadas por um quadro de artrose que o incomodam desde a campanha eleitoral, no ano passado, e que se intensificaram muito nos últimos meses.

O procedimento, realizado em um hospital particular em Brasília, o Sírio Libanês, tem deixado Lula fora de compromissos presenciais. Ele vem despachando da residência oficial da Presidência da República, o Palácio da Alvorada, de onde participa de reuniões por videoconferência.

Nesta segunda, o petista recebeu no Alvorada as primeiras autoridades desde a realização do procedimento médico. Ele se reuniu com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda), e com o ex-chanceler e assessor da Presidência Celso Amorim, para tratar da repatriação de brasileiros na Faixa de Gaza.

O mandatário estava proibido de receber vistas pela equipe médica até a última sexta-feira (13/10).

Na última agenda internacional, Lula foi a Cuba, onde participou de um encontro de países emergentes, e aos Estados Unidos, para a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

Lula retomará a agenda no exterior em novembro, com a ida para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai.

O evento nos Emirados Árabes Unidos acontecerá entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Antes de regressar ao Brasil, Lula visitará a cidade de Berlim, na Alemanha, no dia 4 de dezembro.



Fonte: Metrópoles

Críticas a Israel, protecionismo: a madrugada agitada até o acordo do Brics

Segundo a apuração feita pelo diretor da CNN Brasil em Brasília, Daniel Rittner, os países do Brics conseguiram superar o impasse provocado pelo Irã...

Professor é afastado após dar tapa em aluno em escola pública no DF

Imagens gravadas por estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal mostram um professor dando um tapa em um aluno. O caso aconteceu...

Lula critica machismo em fórum do Brics com países que restringem mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou neste sábado (5) durante o Fórum Empresarial do Brics, o machismo no campo dos negócios,...