1ª Turma do STF forma maioria para manter contas de Daniel Silveira bloqueadas

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter o bloqueio das contas do ex-deputado federal Daniel Silveira (sem partido) e da mulher dele, Paola Silveira.

Com 4 votos no plenário virtual da Corte, a decisão da 1ª Turma nega recurso apresentado pela defesa do ex-deputado. Os ministros Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino acompanharam o entendimento do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

No voto, Moraes afirmou que a manutenção do bloqueio das contas bancárias de Silveira, e da mulher dele, se mostra “necessária ao processo”, principalmente para elucidar um eventual envolvimento de ambos nos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro, quando ocorreu a invasão dos Três Poderes, em Brasília.

O magistrado também citou nova manifestação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em que a instituição reafirma a necessidade de manter os valores bloqueados para assegurar o pagamento das multas fixadas por Moraes por conta do descumprimento de medidas cautelares.

“O bloqueio de valores dos investigados foi ordenado para garantir o pagamento das multas por descumprimento de medidas alternativas à prisão. A tutela preventiva é inevitável diante do descumprimento das ordens que condicionavam a liberdade de Daniel Lúcio da Silveira. Autorizar a flexibilização para pagamento do advogado esvaziaria as obrigações assumidas pelo investigado”, disse a PGR em manifestação. Segundo a instituição, seria “imaturo” flexibilizar as medidas.

Em maio de 2022, o ministro multou Daniel Silveira em R$ 405 mil, depois de o ex-deputado se recusar a usar tornozeleira eletrônica. Moraes também estipulou uma multa diária de R$ 15.000, caso Silveira continuasse se recusando a usar o aparelho.

A CNN procurou a defesa de Daniel Silveira. “Mais uma conduta ilícita e imoral praticada por Moraes, e seguida por seus pares. Vamos recorrer, obviamente”, informa a nota.

Condenação de Daniel Silveira

Nesse mesmo ano, 2022, o ex-deputado havia sido condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por ameaças ao Estado democrático de direito e incitação à violência contra ministros do STF.

A condenação de Silveira refere-se a um vídeo publicado, pelo então deputado, em fevereiro de 2021, nas redes sociais, com xingamentos, ameaças e acusações contra os magistrados.

Este conteúdo foi originalmente publicado em 1ª Turma do STF forma maioria para manter contas de Daniel Silveira bloqueadas no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Enem 2025: veja onde haverá transporte gratuito em São Paulo

Estudantes que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo (9) contarão com transporte público gratuito em diversas cidades...

COP30: nona carta cobra ação e maior cooperação contra a crise climática

A presidência da COP30 publicou neste sábado (8) a nona carta aberta à comunidade internacional solicitando respostas de governos e instituições às mudanças climáticas. O...

Rodrigo Paz toma posse como presidente da Bolívia

Rodrigo Paz Pereira e Edmand Lara tomaram posse neste sábado (8) dos cargos de presidente e vice-presidente da Bolívia, respectivamente. Com isso, chegou ao...