A aposta dos aliados de Bolsonaro sobre as chances de ele ser preso por trama golpista

Entre os aliados mais próximos de Jair Bolsonaro já não há muita dúvida de que em algum momento o ministro Alexandre de Moraes ou o próprio Supremo Tribunal Federal ordenarão sua prisão. Mas no entorno do ex-presidente a aposta é que isso não deve acontecer tão cedo, por algumas razões.

A primeira é que não haveria elementos suficientes para fundamentar uma prisão preventiva, como flagrante ou risco de fuga. Até porque Bolsonaro já está com o passaporte retido pelo próprio Moraes.

Outro motivo seria a possibilidade de uma reação indignada dos apoiadores do presidente, com a convocação de protestos que poderiam inflamar o clima político – o que não seria o interesse de ninguém, ainda mais depois do ataque do homem-bomba ao Supremo.

Na avaliação dos bolsonaristas, ainda, o Supremo deve empurrar o processo da trama golpista ao longo de todo o ano de 2025 para só decidir mais para o final do ano, dificultando qualquer ação que possa vir a reverter a inelegibilidade do ex-presidente a tempo da eleição de 2026.

O aspecto curioso é que algumas fontes do bolsonarismo não vêem esse cenário como algo tão trágico. Para a ala mais experiente na política, especialmente no PL, Bolsonaro é mais valioso como cabo eleitoral do que propriamente como candidato.

“Ele como candidato tem muita rejeição, mas apoiando algum nome da direita, como Tarcísio ou Caiado, ele é imbatível” , diz um estrategista ligado ao partido.

Por Malu Gaspar

O Globo

Sob “bandeira da Geração Z”, México tem sábado marcado por protestos

Milhares de pessoas protestaram em todo o México neste sábado (15) sob a “bandeira da Geração Z”, denunciando o aumento da violência após o...

Dua Lipa canta com Caetano Veloso e Carlinhos Brown durante show em SP

A cantora Dua Lipa, que se apresentou na noite deste sábado (15) em São Paulo, levou ao palco Caetano Veloso e Carlinhos Brown no...

Maduro acusa EUA de travar “guerra silenciosa” contra Venezuela

O líder venezuelano, Nicolás Maduro, pediu vigilância em meio ao aumento das tensões com os EUA e à avaliação, pelo presidente americano Donald Trump,...