“A casa caiu para o Sidney Zamora”, diz gestor do Incra no Amazonas

“A casa caiu para o Sidney (Sanches) Zamora”, declarou o diretor de Governança do Incra no Amazonas, há pouco, em entrevista ao oseringal. João Pedro acompanha o conflito por terras dentro da Fazenda Palotina, numa área denominada Marielle Franco, onde residem 200 famílias de extrativistas.

O fazendeiro sofreu um duro golpe na manhã desta sexta-feira ao ser visitado pela Polícia Federal numa operação contra “um grupo criminoso especializado em grilagem de terras públicas no Amazonas”.

Zamora, que é paulistano e tem negócios no Acre, foi alvo de buscas autorizadas pela Justiça Federal em sua cobertura, situada no residencial mais luxuoso da capital acreana, o Maison Rio Branco.

“Ele tinha terras cujos documentos, emitidos pelo Estado, foram cancelados pela justiça amazonense. Ele não tem documento. Ele grilou. Há mais de um ano tentamos arrecadar essas terras, que são da União”, afirmou João Pedro. “Aliás ele controla terras devolutas de forma muito truculenta. Derruba, faz pastos…..”

Abaixo, vídeos em que supostos jagunços do fazendeiro expulsão a tiros um grupo de posseiros.

O cartório de Registros Públicos não confirmou a existência de documentos de compra e venda das terras que Zamora diz ter.

“Isso é fato que eu constatei pessoalmente. Fui ao cartório e percebi que as páginas nos livros de registros sumiram. Cadê os documentos?”, questionou.

E acrescenta: “essa operação me deixou muito feliz e manteve aquela luz no fim do túnel sobre a urgência de arrecadar essas terras”, finalizou.