As 5 zonas de frequência cardíaca: veja qual delas queima mais gordura

Medir a frequência cardíaca nos treinos é fundamental para monitorar a intensidade do exercício e garantir um treinamento seguro e eficaz. O gerente técnico da Companhia Athletica, Cacá Ferreira, explica que existem cinco zonas de batimentos, cada uma com uma função no organismo. Confira a diferença entre elas:

As cinco zonas de frequência cardíaca

Aquecimento ou Zona 1

É a área de 50% a 60% da frequência cardíaca máxima. Nesse ponto, quase 85% das calorias queimadas vêm da gordura, mas é também o período em que o corpo queima menos calorias. Ótima zona para promover aquecimento geral do corpo.

Aeróbica ou Zona 2

Utiliza de 60% a 70% da frequência cardíaca máxima. Aproximadamente 65% das calorias queimadas nesse momento são de gordura e o restante é de glicose. Eleva-se o fluxo de oxigênio para os tecidos musculares. Este é considerado o melhor patamar para quem quer emagrecer.

Tempo de limiar ou Zona 3

Utiliza de 70% a 80% da frequência cardíaca máxima. Apenas 45% das calorias vêm da queima de gordura, com o restante derivado de carboidratos. É uma zona que já promove ganhos no condicionamento cardiovascular e resistência muscular.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Mavi some com Rudá em ‘Mania de Você’, após briga feia

Rudá (Nicolas Prattes) desaparecerá em “Mania de Você”. A trama terá um momento tenso quando o personagem tentar resgatar Viola (Gabz) do cativeiro onde...

Carlinhos Maia desabafa sobre estadia em São Paulo: “Não parei, mas foi bom”

Carlinhos Maia não parou em nenhum momento durante sua agenda em São Paulo. O influenciador digital contou em seu perfil do Instagram nesta terça-feira...

Amizade e negócios: dupla que toca negócio de chope há 9 anos é destaque em O Empreendedor

A paixão por chopps de sabores únicos e a dedicação incansável, levaram os sócios Renan e Lucas a conquistarem uma clientela fiel na região,...