Cientistas conseguem restaurar visão de pacientes com células-tronco

Pela primeira vez, um tratamento com células-tronco se mostrou eficaz na recuperação parcial da visão em pacientes com lesões graves na córnea, segundo pesquisa publicada na revista The Lancet na última quinta-feira (7/11).

O experimento envolveu quatro pessoas que receberam transplante de células-tronco. Três delas obtiveram melhorias significativas na visão, com efeitos duradouros por mais de um ano, enquanto a quarta mostrou pequena melhora.

A técnica, desenvolvida pela equipe do oftalmologista Kohji Nishida, da Universidade de Osaka, no Japão, usou células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) — um tipo de célula reprogramada que pode ser transformada em diversos tipos de tecido.

Para isso, os cientistas coletaram células sanguíneas de um doador saudável e as reprogramaram, ou seja, alteraram seu funcionamento para que voltassem a um estado inicial, semelhante ao das células embrionárias. Em seguida, as transformaram em finas camadas de células da córnea, transparentes e específicas para regenerar a visão.

Células transplantadas nos pacientes

Entre 2019 e 2020, o grupo realizou o procedimento em dois homens e duas mulheres com idades entre 39 e 72 anos, todos com deficiência de células-tronco limbares (LSCD) em ambos os olhos.

Durante a cirurgia, a equipe removeu o tecido cicatricial da córnea em um dos olhos e enxertou as células reprogramadas. “Este é um desenvolvimento empolgante”, afirmaram os pesquisadores no artigo.

Além dos avanços na visão, nenhum dos pacientes apresentou efeitos colaterais graves após dois anos. Os enxertos não formaram tumores e não foram rejeitados pelos sistemas imunológicos dos pacientes, mesmo em casos onde os imunossupressores não foram usados.

Ainda não se sabe ao certo o que proporcionou as melhorias na visão: pode ter sido a ação direta das células transplantadas ou a remoção do tecido cicatricial que favoreceu a regeneração das células naturais dos pacientes.

Nishida diz que o grupo planeja começar ensaios clínicos em março para avaliar a eficácia do tratamento. Várias outras pesquisas baseadas em células iPS estão em andamento globalmente para tratar doenças oculares.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Advogado diz que passageiros em jatinho com Toffoli eram apenas torcedores

O advogado Augusto de Arruda Botelho, que faz a defesa de um dos diretores do Banco Master, afirmou que os passageiros do jatinho que...

Papais Noéis búlgaros realizam motociata para arrecadar fundos

Centenas de Papais Noéis em motocicletas desfilaram pelas ruas de Sófia, capital da Bulgária, neste sábado (20), enquanto a cidade se prepara para a...

Quais são os próximos passos do acordo de cessar-fogo em Gaza?

Mais de dois meses depois de Israel e o Hamas terem concordado com uma trégua na guerra em Gaza, a maior parte dos combates...