Cólicas menstruais: abuso de analgésicos pode fazer mal à saúde

As cólicas menstruais são uma queixa comum entre pessoas que menstruam, levando muitas a recorrerem a anti-inflamatórios, analgésicos de venda livre ou medicamentos mais fortes para aliviar a dor. Contudo, o uso excessivo dessas substâncias pode trazer sérios riscos à saúde.

O ginecologista especialista em endometriose Patrick Bellelis alerta que o uso frequente e indiscriminado de analgésicos, embora ofereça alívio temporário, pode causar problemas gastrointestinais, renais e até aumentar o risco de eventos cardiovasculares.

“É fundamental que as mulheres reconheçam esses riscos e busquem alternativas para controlar a dor menstrual”, aconselha.

Além de prejudicar a saúde, o uso constante de medicamentos pode mascarar sintomas de condições mais graves, como a endometriose, dificultando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

“As mulheres que sofrem de dores intensas ou persistentes devem consultar um profissional de saúde para descartar quaisquer condições ginecológicas mais graves ou desequilíbrios hormonais”, frisa o ginecologista.

Leia a matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Breno Ferreira revela o que achou do final de André em “Vale Tudo”

O ator Breno Ferreira, 26, contou o que achou sobre o final de seu personagem, André, no final do remake de “Vale Tudo”, que...

Seis vezes em que “Vale Tudo” indicou bons livros

A família Roitman, de “Vale Tudo”, foi marcado por suas leituras assíduas durante as cenas da novela. As irmãs Celina e Odete Roitman, eram...

Ibovespa próximo dos 140 mil pontos é oportuno para M&As, diz Itaú BBA

O mercado brasileiro vive momento que favorece M&As (fusões e aquisições) com o Ibovespa próximo do patamar dos 140 mil pontos, segundo Flávio Souza,...