Com Léo Ortiz e Murillo, Seleção Brasileira inicia renovação na defesa

Com Léo Ortiz e Murillo, Seleção Brasileira inicia renovação na defesa

De olho na Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira terá duas novidades importantes na zaga para a Data Fifa de novembro. Com a construção de uma base forte para o ciclo em mente, Dorival Júnior testou a convocação de dois zagueiros jovens para os amistosos contra Venezuela e Uruguai, nos próximos dia 14 e 19 de novembro: Murillo e Léo Ortiz.

Destaque na temporada impressionante do Nottingham Forest, o zagueiro Murillo recebeu a sua primeira convocação e estará com a Amarelinha nesta Data Fifa. Além do ex-Corinthians, o defensor do Flamengo Léo Ortiz também foi chamado para a Seleção de Dorival após baixa de Éder Militão, que rompeu ligamento cruzado do joelho direito.

Esta será a estreia de Murillo com a camisa da Seleção Brasileira. Já Léo Ortiz foi convocado em outras duas ocasiões, quando o ex-treinador do Flamengo, Tite, ainda estava no comando da Amarelinha. Sob liderança de Dorival Júnior, esta foi a primeira convocação do defensor do Flamengo.

Na última Data Fifa do ano, o Brasil entra em campo nos dias 14 e 19, contra Venezuela e Uruguai, respectivamente, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O jogo contra a Venezuela será no Monumental de Maturín, às 18h, no dia 14, enquanto o duelo contra o Uruguai está marcado para o dia 19, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Zaga titular

Na zaga da Amarelinha, Marquinhos é o homem de confiança de Dorival e nome certo no time titular da equipe. Nos últimos quatro jogos, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Gabriel Magalhães, do Arsenal, foi o escolhido para atuar ao lado do zagueiro do PSG.

Durante a Copa América, Éder Militão atuou ao lado de Marquinhos e era o favorito a protagonizar a dupla de defesa titular da Seleção. Neste sábado (9/11), o zagueiro do Real Madrid deixou o campo chorando e foi diagnosticado com lesão  no joelho direito e deve ficar nove meses afastado dos gramados.

Novidades

Com uma baixa na defesa e uma vaga a ser disputada, Murillo e Léo Ortiz passaram a ser visados pelos holofotes da Seleção Brasileira. As duas novas caras da zaga da Amarelinha são destaques pelos seus respectivos clubes na temporada e podem agregar ao fortalecimento da base defensiva para o ciclo de 2026.

Destaque no setor defensivo do Nottingham Forest, Murillo tem quatro jogos sem ser vazado na Premier League. Além disso, o zagueiro tem 3,2 bolas recuperadas e 5,9 bolas rebatidas por jogo, a quarta melhor estatística do campeonato.

Já Léo Ortiz é o principal nome da zaga do Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil. O zagueiro, que teve pouco espaço sob comando de Tite, assumiu papel importante no time de Filipe Luís e tem números impressionantes na temporada. Com média  3,4 bolas recuperadas por jogo e seis contribuições a gols, Ortiz contribui tanto na fase ofensiva quanto defensiva do jogo.


Fonte: Metrópoles