Comissão na Câmara aprova moção de repúdio contra Janja por ofensa a Elon Musk

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (27), por 14 votos a 5, moção de repúdio contra a primeira-dama Janja da Silva por ter ofendido o empresário Elon Musk.

Em 16 de novembro, a primeira-dama participava de uma palestra sobre combate à desinformação no Cria G20. Ao longo da fala no Rio de Janeiro, um navio buzinou ao fundo e atrapalhou o discurso dela. Na sequência, a primeira-dama afirmou: “Alô, acho que é o Elon Musk… eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk”.

O xingamento equivale a “fod*-se você” em português. Na fala, a primeira-dama defendeu a regulação das plataformas digitais. Musk é dono do X (antigo Twitter) e contra a medida.

A moção de repúdio aprovada na comissão é simbólica e não tem implicações práticas. Os pedidos de repúdio foram apresentados pelos deputados Zucco (PL-RS) e General Girão (PL-RN). O deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) também subscreveu o requerimento.

“A postura adotada pela primeira-dama demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade em relação ao papel que exerce como representante simbólica da nação, em um evento de tamanha visibilidade”, afirmou Zucco na justificativa do pedido.

A maioria dos deputados, que votou a favor, é integrante da oposição, mas congressistas do União Brasil, PP e Republicanos – partidos que possuem representantes na equipe ministerial do governo Lula – também foram favoráveis à moção.

Caso Carrefour

A comissão também aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio ao “boicote francês” do grupo Carrefour contra as carnes brasileiras. O pedido foi apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) e foi subscrito por outros quatro deputados, além de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que apresentou requerimento de mesmo teor.

Na semana passada, o CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou que o grupo francês não comercializaria mais carnes provenientes do Mercosul. A declaração gerou diversas reações de autoridades e empresários. Frigoríficos brasileiros, em retaliação, decidiram interromper o fornecimento de carne ao Carrefour no Brasil.

Ante a repercussão negativa, o CEO do Carrefour divulgou, nesta terça-feira (26), carta de retratação com elogios às carnes brasileiras e reafirmando que, no Brasil, o grupo continuará comprando de frigoríficos nacionais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Comissão na Câmara aprova moção de repúdio contra Janja por ofensa a Elon Musk no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Como funciona o sistema de poder no Irã?

Os Estados Unidos estão considerando novos ataques militares contra a República Islâmica do Irã devido à repressão violenta de protestos antigovernamentais. A complexidade do sistema de governo do...

Quitéria Chagas sobre Carnaval: “O corpo fala e conta nossa história”

A uma semana do desfile oficial na Marquês de Sapucaí, o coração de Quitéria Chagas, 45, já bate no compasso do agogô de quatro...

Zelensky diz que EUA querem fim da guerra na Ucrânia até verão europeu

Os Estados Unidos querem que a Rússia e a Ucrânia encontrem uma solução para pôr fim à guerra antes do verão, disse o presidente...