Conheça fruta tropical rica em proteínas e vitamina C que ajuda a pele

Volta e meia, uma fruta ganha popularidade na internet como alimento milagroso. A grande promessa da vez é uma opção pouco conhecida que impressiona pelo alto teor de vitamina C e de proteínas.

A “fruta de ouro” é o murici, internacionalmente conhecida como nance. Ela floresce na região tropical da América do Sul, do Brasil ao México, e tem um sabor ácido e salgado — segundo a Embrapa, o gosto é comparável ao de um queijo doce.

Murici, uma fonte de vitamina C

Cerca de 4% da composição da fruta é de proteínas. Pode parecer pouco, mas a quantidade está acima da maioria das frutas: é muito mais do que o 1,1% da banana, por exemplo. Além disso, o nance tem quase 20 vezes mais vitamina C, proporcionalmente, do que a laranja.

A vitamina C é fundamental para o funcionamento do sistema imunológico do corpo e para a produção de colágeno, uma proteína que mantém a elasticidade e firmeza da pele. Por suas propriedades, a fruta dourada está sendo apontada pela imprensa internacional como um antirrugas natural.

“O murici pode contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico e ajudar na prevenção de doenças, graças à sua composição rica em vitamina C, antioxidantes e outros compostos bioativos. Esses nutrientes agem estimulando o sistema imunológico, ajudando a neutralizar os radicais livres e promovendo uma microbiota intestinal saudável”, explica a nutricionista Gaby Esteves, da Clínica Ginelife, de São Paulo.

Frutas nanches amarelas em uma tigela vermelha com fundo azul - Metrópoles
Frutos de Byrsonima crassifolia, o murici, também conhecido como nance

O murici pode ser consumido in natura ou usado como ingrediente para preparo de doces e bebidas. O nance é tão rico em nutrientes que, em seu capítulo sobre a fruta, o guia do Ministério do Meio Ambiente sobre espécies nativas do Brasil recomenda que a polpa seja processada e adicionada a outros produtos alimentícios, contribuindo para o enriquecimento de opções deficientes em fibras e minerais.

Entretanto, não há plantações em larga escala de murici no Brasil. Para encontrar o produto em grandes centros urbanos, costuma ser necessário ir a feiras de pequenos produtores locais.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Bolsas da Ásia fecham mistas com alta em Tóquio antes de eleição

As bolsas da Ásia tiveram um desempenho misto nesta sexta-feira. O mercado de Tóquio subiu antes das eleições gerais no Japão que devem solidificar...

Carnaval 2026: confira dicas de segurança no celular para evitar golpes

O Carnaval está chegando e os foliões se preparam para curtir os blocos que agitarão as capitais, nos próximos dias. Uma das medidas é...

EUA defendem tratado nuclear com múltiplas potências após acordo com Rússia

Os Estados Unidos defenderam nesta sexta-feira (6) um novo acordo de controle de armas, após o tratado que impôs limites aos programas nucleares estratégicos...