Queridinha dos brasileiros que levam uma rotina fitness, a batata-doce é uma excelente fonte de energia para o corpo. Com 542 mg de potássio por unidade, ela supera a banana, que possui 422 mg, e contribui para a saúde muscular e o equilíbrio do organismo.
Além do alto teor de potássio, a batata-doce é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico. Uma porção de 80 g de batata-doce cozida, equivalente a um tubérculo médio, fornece 67 kcal, 16,3 g de carboidratos, 0,9 g de proteínas, 0,2 g de gordura e 14 mg de vitamina C.
Segundo a nutricionista e personal trainer Aline Becker, o consumo de batata-doce facilita o ganho de massa muscular. “A batata-doce é um dos carboidratos preferidos para quem cumpre uma rotina de treinos. Ela é versátil, tem fibras que ajudam na saúde intestinal e possui baixo índice glicêmico”, afirmou Aline, em entrevista ao SportLife, parceiro do Metrópoles.
O consumo regular de batata-doce ajuda a manter a energia e a melhorar o rendimento esportivo. Contudo, a quantidade ideal para ser inserida na dieta deve ser ajustada a fatores individuais.
“A quantidade depende da altura, peso e intensidade dos treinos de cada pessoa. Mas para o processo de ganho de massa, de modo geral, o ideal é que sejam consumidos entre 4 e 7 g de carboidratos por quilo de peso corporal”, complementou Aline.
A batata-doce pode ser consumo diariamente, mas outras fontes de carboidratos podem substituí-la para que a dieta não fique monótona. “Uma boa nutrição é baseada também no prazer que temos ao comer, permitindo que a gente siga por mais tempo rotinas saudáveis de alimentação. Por isso, é sempre bom variar com arroz integral ou batata baroa, por exemplo, para brincar com os sabores”, indicou o nutricionista Bruno Rua, de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Confira cinco motivos para incluir batata-doce no cardápio
1 – Mais energia para o dia a dia
A batata-doce é uma excelente fonte de carboidratos complexos, que são digeridos lentamente pelo organismo. “A absorção lenta prolonga a sensação de saciedade”, explicou o nutricionista Bruno Rua.
Além disso, ela contém menos carboidratos do que porções equivalentes de arroz, mandioca ou pães, sendo uma ótima opção para quem busca energia sem exageros calóricos. Seu perfil nutricional faz dela um alimento ideal para ser consumido antes dos treinos, pois fornece energia de forma gradual.
2 – Auxílio na digestão
Rica em fibras, a batata-doce contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo. “Alimentos ricos em fibras, como a batata-doce e o brócolis, são digeridos mais lentamente, o que aumenta a saciedade”, afirma Rua.
3 – Prevenção de cãibras
Com cerca de 350 mg de potássio por 100 g, a batata-doce é comparável à banana em termos de concentração desse mineral. O potássio desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial e na prevenção de cãibras, especialmente em atletas.
4 – Proteção para os olhos
O betacaroteno presente na batata-doce é um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o envelhecimento celular e melhora a absorção de vitamina A, essencial para a saúde ocular. A batata-doce roxa também contém antocianinas, um grupo específico de antioxidantes que beneficiam a visão.
5 – Fortalecimento do sistema imunológico
A batata-doce é rica em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A, um nutriente vital para a imunidade. Estudos mostram que a falta dessa vitamina aumenta a inflamação intestinal e enfraquece a resposta imunológica.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles